Certificado Digital OAB no Ubuntu

1 Flares Twitter Facebook LinkedIn Google+ 1 Pin It Share Filament.io 1 Flares ×

Como inserir o Certificado Digital OAB no Ubuntu Linux.

Pré-requisitos da PJ-e: Firefox, Java da Oracle, Leitor de Token e Sistema Windows. Tendo em vista que o Firefox é nativo no Linux Ubuntu, segue passos para instalar o java (Oracle), os drives/bibliotecas e o Leitor do Token.

1º) Instale o Java da Oracle

Baixe o instalador nesse link: http://ppa.launchpad.net/webupd8team/java/ubuntu/pool/main/o/oracle-java7-installer/oracle-java7-installer_7u65+7u60arm-0~webupd8~2_all.deb Ou, se preferir, instale pelo terminal digitando: $ sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java $ sudo apt-get update $ sudo apt-get install oracle-jdk7-installer OBS.: Caso tenha instalado o OpenJDK, remova com o seguinte comando antes de instalar o Java da Oracle:

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

$ sudo apt-get purge openjdk*

2º) Instale os seguintes drives/bibliotecas e o Leitor de Token (conforme seu sistema 32 ou 64 bits):

Drives/bibliotecas:

Libjbig0_2.0-2ubuntu1: 32 bits – 64 bits
Libtiff4_3.9.6-6ubuntu1: 32 bits – 64 bits
Fontconfig-config_2.9.0-7_all: 32 bits – 64 bits
Libfontconfig1_2.9.0-7: 32 bits – 64 bits
Libwxbase2.8-0_2.8.12.1-6ubuntu2: 32 bits – 64 bits
Libwxgtk2.8-0_2.8.12.1-6ubuntu2: 32 bits – 64 bits
Libpcsclite1_1.8.5-1ubuntu1: 32 bits – 64 bits
Libccid_1.4.8-1: 32 bits – 64 bits
Pcscd_1.8.5-1ubuntu132 bits – 64 bits
Software Leitor do Token: SafeSign 3.0.77 Linux: 32 bits – 64 bits

Assunto indicado:  Removendo o nome de usuário do systray

3º) Instalação da cadeia de certificados da ICP-Brasil

Para instalar a cadeia de certificados clique no link: http://www.iti.gov.br/icp-brasil/certificados

4º) Acessando o Token

– Em seu sistema, abra o Tokenadmin – Conecte o Token (pendrive) na porta USB que deverá ser lido automaticamente pelo Tokenadmin, como ocorre no Windows.

5º) Configure o Firefox e a biblioteca/drive do Certificado Digital:

– Abra o Firefox e entre no site da PJ-e em http://www.trt4.jus.br/portal/portal/trt4/servicos/pje

– Clique em Acesso ao sistema (1º Grau) – Se for necessário, autorize no Firefox abertura de Pop-up para o site do PJ-e. – Abrirá uma tela do sistema solicitando “escolha o drive” como nessa imagem: OAB

lib a ser usada chama-se libaetpkss.so.3.0.2528,no seguinte caminho:
 /usr/lib/libaetpkss.so.3.0.
Em meu Sistema Linux Ubuntu 14.04 funcionou perfeitamente. Não pude testar, mas, provavelmente, em outras distribuições Linux derivadas do Debian também funcione. Post enviado pelo leitor Márcio Palhares Laini. Agora o pessoal da AOB pode usar o Ubuntu!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
1 Flares Twitter Facebook LinkedIn Google+ 1 Pin It Share Filament.io 1 Flares ×

Comentários

  1. Na condição de advogado, programador Python & Django e usuário Ubuntu, fico muito agradecido pelo tutorial!

  2. Alexandre Rezende diz:

    Muito bom. Só falta um assinador digital que funcione no Linux. Conhece algum? Sabe fazer funcionar?

    • Tem um assinador digital que o Tribunal de Justiça do Tocantins desenvolveu.
      http://wwa.tjto.jus.br/assinadortjto/

    • Márcio Laini diz:

      Alexandre, se for para utilizar o PJ-e não é necessário um assinador digital instalado no sistema, pois o próprio site do PJ-e permite inserir a assinatura em arquivos PDF, procure pelo botão [Assinar e anexar ao processo] abaixo do campo “Incluir anexos”.

      Todavia, existe o JSignPdf. Não testei, mas há alguns tutoriais na web sobre ele.

    • Neliton Pereira Junior diz:

      Não tenho problemas com o PJ-e, mas por alguma razão não consigo assinar on-line no sistema Projudi-PR. Então, para assinatura local (off-line) de arquivos, tenho usado com sucesso o Cryptonit:

      http://sourceforge.net/projects/cryptonit/

      Esse programa está sem manutenção há algum tempo, mas instala e funciona normalmente no Xubuntu 12.04. Testei também no 14.04, mas aí tive que resolver algumas dependências. O 14.04 não é o sistema que uso diariamente para trabalho, mas aparentemente o Cryptonit funcionou sem problemas.

      O ideal mesmo seria assinar com o SeaHorse, mas apesar do aparente suporte PKCS 11, até agora não consegui fazer funcionar no Xubuntu.

      • Luis Fernando diz:

        Tudo bem? Você teve a mensagem de erro “A dependência não é contentável: libldap2 (>=2.1.17-1)” na instalação do cryptonit?

  3. Márcio Laini diz:

    Maudy, agradeço por publicar meu tutorial. Acredito que ajudará muitos advogados e demais profissionais que necessitam acessar o Processo Judicial Eletrônico (PJ-e). Mas, se me permite ser chato, acho que o Passo 1 (Instale o Java da Oracle) ficou um pouco confuso para quem não entende muito como usar o terminal, pois as linhas a serem digitadas ficaram agrupadas. Você poderia inserir aquele “quadro” destacando os comandos de terminal como tem em outros tutoriais do Ubuntu Dicas?

    Abraço.

  4. Fernando Souza diz:

    Parabéns mais uma vez a galera do Linux! Estava procurando uma forma de fazer o token funcionar, porém ainda não sabia se teria como e mais uma vez a comunidade Open Source se supera!!!!

  5. Adorei a novidade, gostaria muito de poder utilizar o linux no trabalho, o que não faço em razão do processo eletrônico. Vi pela imagem que funciona no PJ-e, contudo questiono se funciona também em outros sistemas, como o e-proc da Justiça Federal, Escritório Digital do TRT9ª e Projud do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
    Sobre ter um assinador isso também é importante visto que em outros sistemas de processo eletrônico é mais adequado e rápido assinar antes.
    Desde já agradeço.

  6. Olá, bom dia!

    Será que esse método funciona com o Emissor NFe gratuito que é feito em java?

    Obrigado,
    Paulo Rogério.

  7. Esse procedimento serve também para Xubuntu?

    • Neliton Pereira Junior diz:

      A diferença do Ubuntu e do Xubuntu é só a fachada (interface gráfica), Isabela. No meu computador de trabalho tenho instalado o Xubuntu 12.04, funciona sem problemas. Eu não tenho o token, uso a carteirinha da OAB com a leitora Gemalto e, no meu caso específico (talvez pela leitora) fui obrigado a instalar a versão 32 bits do sistema operacional para fazer funcionar em sites como o PJ-e, mas li relatos recentes do uso do Debian e do Ubuntu 64-bits funcionando bem com o token.

  8. Senhores, formatei meu computador e, após refazer os procedimentos acima, não consegui configurar o acesso ao PJe. A janela que pedia a indicação do drive não aparece mais, no lugar apenas uma janela informando que está “Aguardando inicialização do certificado”. Isso acostuma acontecer no Windows quando há problemas com o JAVA. Eu instalei o Java 7 pela PPA, ou seja, se entendo bem tenho a última versão instalada.

    Mais alguém passando por isso? Sabem informar se o tutorial acima ainda funciona?

  9. Luis Fernando diz:

    Instalei com sucesso o certificado da Certsign da minha mulher no Ubuntu 14.04. O assinador de Tocantins funciona, mas o TJ RJ parece que fez alguma modificação no sistema que a assinatura tem dado erro na hora de protocolar a petição. Alguém tem alguma informação sobre isso?

  10. Wagner Antonio Gama diz:

    Maudy, primeiramente obrigado pela dica, sou advogado em Itaquaquecetuba (região de Mogi das Cruzes), SP.
    Segui os procedimentos indicados, quanto ao PJE, deu super certo, mas no TJSP (www.tjsp.jus.br), tribunal estadual, não consigo fazer funcionar, na última parte do procedimento a página avisa que não encontrou nenhum certificado.
    Será que algum dos amigos usuários conseguiu fazer funcionar nesse site.

  11. Luis Fernando diz:

    Consegui instalar o certificado no ubuntu e já funciona no firefox, mas quando tento acessar o PJ-e do TRT de São Paulo ele não abre a caixa para escolha do drive. Alguém tem alguma sujestão?

  12. Paulo Pinheiro diz:

    Muito obrigado pelo tutorial.

    Interessante que após seguir todos os passos somente no PJe é que ele não entra. Entrei perfeitamente no CAV da Receita Federal e outros testes que fiz. Ele assina documentos no LibreOffice também.
    No Pje ele fica indefinidamente no “Aguarda a inicialização do certificado digital”, com a barra de progresso.

    Não aparece aquela tela ali pra escolher o driver (talvez porque eu já tenha escolhido lá em Editar – preferências -avançado – certificados – Dispositivos de segurança).

    Pena. De resto funciona bem.

  13. Adriano Magalhães diz:

    Tentei usar o certificado digital com o Ubuntu 14.04 64 bits no TJMG, mas depois que o digito o PIN e o site reconhece o meu certificado o plugin do Java trava e não consigo ir adiante. O Firefox e o Java são 64 bits também. Você sabe como resolver isso?

Deixe o seu comentário

*

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 1 Pin It Share 0 Filament.io 1 Flares ×