Primeiro Passos com o Endian Firewall

O Endian Fireall é solução de segurança conhecida como UTM (Unified Threat Management) e que pode ser traduzida como “gerenciamento unificado de ameaças”. Os UTMs são uma solução de firewall que trabalha de maneira unificada para atender diversas funcionalidades em comum. Com isso nós temos além da função de firewall propriamente dita, nós podemos ter outros itens como proxy, anti-vírus, anti-SPAM, VPN, filtro de conteúdo, balanceamento de carga, entre outros.

capa

Os UTMs ganharam fama no mercado como primeira solução de defesa em uma rede de computadores, isso se deve a simplicidade de implementação e na facilidade de integrar diversas funções em apenas uma sem a necessidade de recorrer a vários servidores e fornecedores ou fabricantes distintos.

É exatamente nesse nicho que o Endian Firewall trabalha. Vindo de uma distribuição Linux e baseado em IPCop, o Endian é uma empresa alemã que sempre foi norteada na segurança da informação.

Atualmente o Endian possui três soluções, sendo elas:

Hardware Appliance

hardware

Aparelhos completos disponibilizados em vários tipos de modelos que são concebidos e integrados unicamente ao software UTM.

Software Appliance

software

Software UTM que pode ser instalado em um hardware/servidor já existente.

Virtual Appliance

virtual

Assim como o software appliance, pode ser implementado em um hardware porém aqui, virtualizado. Homologado para os mais diversos hypevisors como VMWare, Xen Server e KVM.

Comunnity

capa

Além disso o Endian Firewall disponibiliza a versão conhecida como community. O intuito da versão é exatamente esse, de fazer um software atendendo a necessidade da comunidade de usuários que a utilizam. Além disso é possível fazer a instalação em praticamente qualquer hardware baseado em x86.

Como este é meu primeiro artigo aqui no Ubuntu Dicas vale a pena dizer que meu nome é Mateus Wolff. Trabalho no mercado de TI a 6 anos sempre atuando nas áreas de suporte técnico e infra estrutura de servidores. Daqui em diante será escrito uma série de artigos baseados na ultima versão do Endian Fireall que é a 3.0.5 e que pode ser baixada aqui.

Atualmente a versão comunnity do Endian Firewall já foi baixado mais de 1,4 milhões de vezes e é recomendado para redes peque e médio porte (até 100 computadores).

Para finalizar esse artigo inicial segue o link em que pode ser visto a posição do Endian Fireall  com base no uso dentre as diversas distribuições Linux que temos no mercado. O site para o comparativo é o Distro Watch e atualmente o Endian esta na posição 203.

Obs.: Esse é artigo faz parte de uma série de posts em que será abordado desde a  instalação até a configuração das principais funções da ferramenta.

Músicas para ouvir de graça

Músicas para ouvir de graça. Sem assinaturas, propagandas e frescuras.

Músicas para ouvir de graça

Músicas para ouvir de graça tão fácil quanto o PopCorn Time.

Depois do alvoroço que foi o programa de vídeos que baixam filmes completos via bittorrent – o PopCorn Time – chegou a vez das músicas! Imagina ter em seu PC ou MAC, um programa que mostre uma biblioteca de 60 milhões de músicas – o iTunes tem 22 milhões só para você ter uma ideia – sem propagandas, sem assinaturas, sem frescura e 100 open source! Existe este programa e se chama ATRACI. Ele roda em Linux, Windows e Mac.

Instalando o Atraci

Abra o terminal e digite os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/atraci
sudo apt-get update
sudo apt-get install atraci

Pronto. Basta digitar ATRACI no DASH do Ubuntu, escolher uma música ou banda e ouvir. Simples assim. E você pode criar suas playlists.

E agora?

E o que fazemos agora com aquela nossa biblioteca gigantesca em nossos HD’s? Porquê tê-las guardadas? Perdeu o sentido não acham? E como ele é open-source, qualquer pessoa poderá mexer no código e ir melhorando a experiência do usuário. Esta dica foi do amigo Pergentino Júnior, direto do grupo de debates do Ubuntu Dicas no Facebook. E agora, que tal algumas músicas para ouvir de graça?

Por que quando usam o Ubuntu se torna um caminho sem volta

1428505_30755089

Diversas vezes li em comentários e fóruns coisas como: “Nunca mais uso outro sistema além de Linux”, “Como amo Linux”, “Antí-vírus nunca mais” e assim por diante. Quando não utilizava Ubuntu tinha a imagem de que alguns usuários eram prepotentes e metidos, mas o interessante é que de acordo com o tempo você percebe e entende o que eles diziam.

Como aqui no site já foi comentado, temos 10 motivos para você testar o Ubuntu, assim como também falei que minhas primeiras experiências com o pinguim não foram as mil maravilhas, demorei certo tempo para poder entender como funcionava. Quando estamos aprendendo algo em sua grande maioria a experiência é difícil, peguei distribuições ruins e acabava me frustrando por besteiras.

Ubuntu não é difícil de instalar ou usar!

Ainda em 2013 existem pessoas que acreditam no Linux ser coisa de outro mundo, que apenas ‘hackers’ e pessoas ‘inteligentes’ conseguem usar. Aqui existem diversos textos tentando desmitificar essas ideias, e se é a sua primeira visita, dê uma checada pelo site e verá que a coisa é completamente diferente do que ouvia falar.

Quando você usa o Ubuntu percebe que alguns pontos que achava normal em outros sistemas são completamente diferentes, vejamos alguns:

  •  Lentidão na inicialização do sistema;
  •  Lentidão no encerramento do sistema;
  •  Reinicialização do sistema a cada atualização;
  •  Ter anti-vírus;
  •  Realizar mensalmente desfragmentação de disco;
  •  Gradativamente o sistema ficar lento devido ao tempo de uso;
  •  Quebra de programas por causa de arquivos corrompidos;
  •  Gastos com programas que duram anualmente.

E se pensar bem são esses pequenos problemas que atrasam diariamente nossa produtividade, acabando com a paciência e perdendo tempo precioso, sendo que no Ubuntu dificilmente encontrará esses tipos de incômodos.

Por isso temos tantos comentários ‘apaixonados’, as facilidades que o terminal oferece para podermos instalar facilmente programas e gerenciar arquivos, facilidade de encontrar arquivos e programas através do Unity, guardar arquivos e documentos na nuvem pelo Ubuntu One, não perder consumo de memória enquanto seu programa fica vasculhando o sistema inteiro atrás de programas maliciosos, e também a Central de programas que é excelente.

Esse aqui é mais um texto para você poder experimentar e ver como o Ubuntu apresenta vantagens interessantes, e quem sabe poderá colocar aqui nos comentários daqui a algum tempo seu caminho sem volta.

 

A divulgação do Ubuntu é fundamental para o crescimento do sistema

É perceptível de acordo com o tempo devido a quantidade de informações que a internet dispõem que o número de usuários de sistemas Linux vem crescendo de forma muito boa, com a divulgação nas mídias e a expansão do Ubuntu para celulares por exemplo, porém ainda há a sensação de que poderia ser melhor e maior.

Infelizmente como já comentado aqui no blog, muitas pessoas tem medo do Ubuntu por causa dos seus antigos mitos e que há muito já foram ajustados. Para poder mudar esse cenário é importante a divulgação.

Por que estou tocando nesse ponto?

Tenho um amigo que nunca demonstrou interesse no sistema, e em uma visita dele falei para pesquisar algumas coisas na internet e deixei meu Ubuntu aberto, sem qualquer instrução foi tranquilo a utilização do sistema, seja procurando arquivos via Unity ou abertura de programas e jogos. Ele ficou fascinado pela agilidade do sistema, saber que não há necessidade de anti-vírus ou desfragmentação de disco, não imaginava que era tão simples.

O ponto em questão é: “Enquanto as pessoas não experimentarem e verem realmente como funciona o Ubuntu, não haverá interesse”. É que nem aquela matéria na escola/faculdade que já ouvimos falar, podemos até precisar, porém enquanto não for obrigatório, deixa de lado e segue a vida.

O Ubuntu percebeu esse detalhe e por isso foi criado o tour. Claro que lá é um exemplo bem simples do que realmente o sistema é, além do poderoso terminal, mas fica claro que o Unity trouxe facilidades melhores que muitos outros gerenciadores de arquivos, como por exemplo no Windows com sua barra de iniciar e seu sistema de procura de arquivos que é um pouco ruim.

Precisamos de maior divulgação do Ubuntu. Em eventos de cultura open source há oficinas para que seja instalado distribuições Linux para quem quiser, em dual boot para que não danifique o sistema anterior. Basta um pouco de força de vontade e paciência que o sistema irá crescer, e quanto mais usuários tiver, melhor serão as soluções desenvolvidas para a plataforma, visto como empresas de placas de vídeo e a Steam, por exemplo.

Gostaria de saber histórias de vocês e experiências de pessoas das quais ajudaram a migrar para o Ubuntu, e também desejo que ajude outras pessoas que tem interesse no sistema a instalar, basta um pendrive e boa vontade em 2 horas que fará uma enorme diferença na vida do outro.

O Ubuntu cresceria se mais crianças utilizassem?

crianças usando linux

Sei que é um MacOS, mas ele é baseado em Linux :D

Acredito no poder de transformação das crianças, e porque não podem mudar o rumo do Ubuntu?

Esse é um post rápido e reflexivo, no qual o conteúdo será gerado a partir dos seus comentários, então não deixe de deixar sua opinião que será essencial. 

Por mais que o governo brasileiro tenha incentivos para uso de software livre, sabemos que grande parte dos computadores de escolas ou uso doméstico são em grande parte do sistema da janelinha, porém é um fato em nossa terra tupiniquim é que são compostos por software pirata, infelizmente.

Estava pensando que com o crescimento de usuários Linux através de crianças poderia ser um excelente case mostrando que o sistema é totalmente amigável, desmitificando mitos. Com o uso e acompanhamento certo, crianças e adolescentes podem utilizar tranquilamente seus programas favoritos e jogos, com a facilidade que a Steam vem integrando ao sistema, e quanto mais usuários utilizarem, mais as empresas de placas de vídeo irão criar suporte. Se tornará um efeito dominó, e em um bom sentido.

Diga nos comentários como as crianças poderiam ajudar no crescimento do sistema, quais facilidades e problemas que podem encontrar.