Criando script (atalho) para reiniciar a rede

Criando script para reiniciar serviço network-manager no Ubuntu

por Ricardo Paulino

Criando Script – Comando service – sua origem e importância

Antes de falamos sobre o comando service vamos entender um pouco sobre qual a sua importância em sistemas operacionais como o Ubuntu. O Ubuntu é uma distribuição do sistema operacional Linux e os sistemas Linux são filhos dos robustos sistemas operacionais Unix, muito utilizados em mainframes de grandes empresas.

[irp posts=”10428″ name=”A Ubuntização do Linux”]

Em sistemas operacionais multitarefa, como é o caso do Windows, do OS X, do Unix e do Linux existe um programa que roda de forma independente, chamado daemon, esse programa é executado sem interferência do usuário na inicialização do sistema pelo seu processo pai, o init. O nome init é a abreviação de initialization, esse processo é encarregado de carregar todos os outros processos da inicialização do sistema.

Após ter sido inicializado o sistema operacional podemos manipular alguns serviços carregados e outros não carregados pelo daemon através do comando service. Exemplos de programas que disponibilizam serviços para o usuário são o Gerenciador de Bancos de Dados MySQL e Servidor HTTP Web Apache. Para quem gerencia servidores Web é necessário o uso de serviços como estes.

No nosso caso vamos fazer algo bem mais simples, vamos considerar uma situação que vivo constantemente em minha casa: a web cai mas o modem continua mostrando sinal ! Como as vezes a net flutua, vamos combinar que isso é bem comum por qui, precisamos reiniciar o micro e para que tem programas de sincronização de pastas, MySQL e Apache pode ser uma operação meio demorada. Vamos tratar desse assunto de foma bem mais prática e rápida: vamos criar um script de reinicialização do serviço de gerenciamento da internet no Ubuntu e colocar um atalho na área de trabalho do sistema..

Testando o comando no shell do linux

Vamos abrir a janela do shell apertando simultaneamente as teclas Ctrl + Alt + T, etão digitemos o seguinte comando para sabermos o local onde se encontra o arquivo de comando “service”:

whereis service

A figura abaixo mostra uma janela com o shell do linux onde esse comando é executado:

Criando Script pelo terminal

A janela mostra o retorno do comando com o caminho para service. Agora testaremos o comando para reinicializar a internet.

sudo service network-manager restart

Ubuntu Linux

Criando atalho

Agora que sabemos o comando podemos seguir adiante e criar o atalho no desktop. Abra o terminal e digite:

nano netrestart.destop

Nano editor

A extensão “.desktop” designa que esse arquivo é um atalho, é essencial que o nome do arquivo que vamos criar tenha esta extensão. Após aberta a janela inclua estas linhas lembrando de alterar o nome do usuario de “paulinocorp” para o seu nome de usuário.

O script para o atalho é o seguinte:

#!/usr/bin/env xdg-open
[Desktop Entry]
Version=1.0
Type=Application
Terminal=false
Exec=/usr/sbin/service network-manager restart
Name=NetRestart
Icon=/home/paulinocorp/graphix-internet-explorer_282x282.png

Tela do nano, alterando o nome de usuário no script:

Nano editor no Ubuntu

Digite Ctrl + O para gravar os dados no arquivo.

Gravado o arquivo passemos ao passo em que damos permissão ao mesmo para que seja executado:

sudo chmod +x netrestart.desktop

Veja na janela abaixo a janela do Shell que mostra o retorna da execução deste comando.

Nano edita script

Pronto! Agora para reiniciar o serviço web no Ubuntu podemos apenas clicar duas vezes no ícone da área de trabalho. Criando script de maneira tão fácil, só aqui mesmo. :´)