Crie seu live-cd personalizado do Ubuntu

Faaaaala galera linuxista e ubunteira!

Ontem um amigo meu, Marcos Gadelha, me falou que tinha feito uma cópia do sistema (Ubuntu) dele como backup, já que ele – assim como eu – detona o HD sempre. Ele utilizou o Ubuntu Customization Kit, que é uma ferramenta que ajuda o utilizador/usuário a criar um Live CD personalizado do ubuntu (e também Kubuntu, Xubuntu e Edubuntu). Ou seja, você cria seu próprio live-cd, personalizado e taus, ainda sendo o bom e velho Ubuntu de sempre.

Eu fiz o teste e achei ele um pouco confuso, então testei o REMASTERSYS. Baixe ele aqui.

Ele faz o mesmo e mesmo não tendo o visual do UCK, eu o achei mais completo no que se refere a personalização. Eu fiz o teste e gerei uma iso de 1,2gb que acabei virtualizando no VirtualBox. PERFEITO! O sistema estava com todos os meus aplicativos que não são padrão do sistema e isso me poupa de toda vez que eu precisar instalar o sistema ter que baixar os aplicativos novamente AND ainda posso instalar em qualquer máquina e assim difundir o Ubuntu entre os amigos de forma mais completa.

Mas um aviso: não vem com as frescuras tipo temas e ícones que você tenha instalado. Fica só os temas default. Isso é o de menos para mim.

Ainda existe o RECONSTRUCTOR, que é ainda MAIS personalizável e te permite mudar telas splash, temas, fontes, repositórios e etc.

Comentários?

Yeah! Piece of Cake!