Ubuntu 17.04 terá o GNOME 3.24

Boas notícias para os admiradores do GNOME: O Ubuntu 17.04 irá fornecer o GNOME 3.24.

Como o GNOME 3.24 deve ser lançado agora em março, isso marcará a primeira vez em muito tempo que uma versão do Ubuntu vem também com a versão mais recente do GNOME estável.

O Ubuntu 17.04, é claro, ainda usará o desktop Unity, mas terá também a versão mais nova do GNOME.

A próxima versão beta do Ubuntu GNOME 17.04 contará com o GNOME 3.24 Beta 1, e assumirá o padrão do último desktop do GNOME.

A série estável a longo prazo oferece uma base sólida e confiável, que é muito mais fácil para os desenvolvedores do Ubuntu obter o GNOME mais recente para as versões não-LTS do Ubuntu usando o API-stable GTK3 3.22.

Agora, algumas coisas para esclarecer aqui: nem todos os aplicativos GNOME 3.24 estarão disponíveis.

A versão mais recente de muitos aplicativos principais do GNOME estará disponível, incluindo o calendário do GNOME (exceto uma atualização pendente), o Totem (também conhecido como Vídeos) e o GNOME Disks.

Outros estão em versões anteriores porque não há nenhuma atualização recente disponível (por exemplo, GNOME Weather) ou o Ubuntu que opta por incluir uma versão mais antiga (corrigida) (por exemplo, Nautilus).

O GNOME Software (também conhecido como Ubuntu Software) está também na versão 3.22 no 17.04, embora esta seja uma compilação mais recente que a versão v3.20 que é lançada no Ubuntu 16.04 e 16.10 – e sim, ele incluirá suporte para Flatpak refs, repos, e Snap URLs!

GNOME 3.24 irá Inclui o recurso Night Light

GNOME 3.24 é uma versão mais modesta do que as versões anteriores, mas ainda tem alguns novos recursos dignos de menção, especialmente para os usuários do Ubuntu GNOME (ou aqueles que instalam o GNOME Shell).

Como o novo recurso Night Light no GNOME Shell.

Isso ajustará automaticamente a temperatura de cor e brilho do monitor, dependendo da hora do dia, para ajudar a reduzir a tensão ocular e promover ciclos de sono naturais.

Quando ativado, a Luz Noturna do GNOME reduz a quantidade de luz azul que o display emite. As cores ficam mais quentes e o brilho geral é reduzido.

Um pequeno conjunto de opções de configuração (incluindo uma opção para desativá-lo) está disponível em Configurações->Exibir.

Outras alterações no GNOME 3.24 incluem um:

  • Painel de usuário reajustado em Configurações;
  • O app de calendário ganha uma exibição de semana;
  • E o GNOME Maps é capaz de lidar com o rotas de trânsito.

Teremos mais informações sobre o que há de novo no GNOME 3.24 nas próximas semanas.