Ubuntu 16.04.2 LTS Lançado, Disponível para download, Veja Como Você Poderá Atualizar

Ubuntu 16.04.2 LTS está disponível para download, prepare o seu comando apt.

Vamos lá …

Este é o segundo lançamento da série LTS do Ubuntu 16.04. Como já era de se esperar, é um conjunto de  atualizações de aplicativos, correções de bugs e correções de segurança.

Todas as atualizações são para o Ubuntu Xerus, que também introduz a utilização do Kernel Ubuntu HWE (Hardware Enablement)

Caso você instale o Ubuntu a partir da imagem de disco liberada ontem, não irá precisar baixar tantos pacotes de atualizações e patches como uma pessoa que ainda esteja utilizando a versão padrão do Ubuntu 16.04 LTS, instalado via imagem iso no lançamento.

Esta é a primeira atualização do Ubuntu 16,04, que são totalmente pontuais e previstas para 2017, vamos esperar o Ubuntu 16.04.3.

Ubuntu 16.04.2 Algumas Mudanças: Hardware Enablement

A maior atualização que foi liberada é a nova forma de trabalhar com o hardware (Hardware Enablement).

O Ubuntu 16.04.2 LTS vem com o Kernel do Linux 4.8,  além de uma versão atualizada do servidor X.

Esta atualização vale muito a pena fazer, visto que ela vai oferecer suporte de hardware de forma muito mais eficiente, especialmente para PCs e laptops que foram lançadas após o ultimo LTS.

Ubuntu 16.04.2 usa a versão 4.8 do kernel do Linux, sendo que as duas primeiras versões do 16.04 LTS acabou sendo lançada com o kernel 4.4 do Linux.

O Kernel 4.8 é a mesma utilizada pelo Ubuntu 16.10, lançado em outubro passado.

Se você instalou o Ubuntu 16.04 LTS no ano passado você não vai conseguir pegar as novas atualizações de hardware automaticamente, abaixo coloquei mais detalhes sobre como fazer isso.

Mas, se você instalar o Ubuntu 16.04.2 através das imagens ISO que foram lançadas, já terá o Hardware Enablement liberado por padrão.

Também poderá atualizar para versões mais recentes desta funcionalidade que forem lançadas, a cada 6 meses, até Ubuntu 16.04.5.

Você pode ver uma lista completa das alterações feitas entre Ubuntu 16.04.1 e 16.04.2 aqui .

Como atualizar para o Ubuntu 16.04.2

Se você já estiver executando o Ubuntu 16.04 LTS e instalou todos os patches disponíveis de segurança, correções de bugs e atualizações de aplicativos então parabéns: você está rodando Ubuntu 16.04.2 LTS.

Mas se ainda não fez isso … vamos lá aos comandos:

# sudo apt update && sudo apt dist-upgrade

Se, no entanto, você quer habilitar as melhorias de suporte de hardware do Kernel do Linux 4.8, você precisa informar ao sistema que pretende fazer isso.

Como? Executando o comando abaixo, simples:

# sudo apt install --install-recommends xserver-xorg-hwe-16.04
# sudo apt upgrade

É importante dizer que se você está feliz com o seu kernel 4.4 e a vesão do seu servidor X atual, pode continuar a executá-lo.

Ele não será automaticamente atualizado, sem pedir explicitamente com o comando acima.

Agora … claro … se você ainda não está rodando a versão LTS do Ubuntu … e quer iniciar com ela ainda hoje, pode fazer download da imagem ISO do Ubuntu 16.04.2 LTS aqui.