Porquê o Ubuntu touch abandonou os tablets Nexus?

Ubuntu Touch não suportará os tablets Nexus 7 ou Nexus 10.

Ubuntu Touch

Neste mês (janeiro de 2014) o Ubuntu Touch não dará mais suporte aos tablets Nexus 7 e 10 bem como o telefone Galaxy Nexus. Da mesma forma, a Canonical não vai mais suportar o novo telefone Nexus 5 (por enquanto), optando em concentrar todos os esforços de desenvolvmento no já antiquado Nexus 4.

Eles publicaram uma planilha detalhando o suporte de hardware.

Estranhamente, a Canonical esta dando preferência a desenvolvimento de tablets novos e esquecendo os de “1 ano de vida”, enquanto que fazem o contrário quando se foca em smartphones. Confuso isso, não?

O Ubuntu Touch nada mais é que o Ubuntu. Ele é LINUX e deveria rodar em praticamente todos os dispositivos móveis.

O grande chamariz do Ubuntu Touch é (era) justamente ser instalado nos mais variados dispositivos móveis agradando inúmeros clientes e este tipo de decisão é no mínimo frustrante.

Assunto indicado:  UD na revista Locaweb

A comunidade faz sua parte com o Ubuntu Touch

Dá uma impressão do tipo: a Canonical faz uma parte com sua equipe de engenheiros, libera os códigos e a comunidade faz o resto, adequando o Ubuntu Touch para os dispositivos móveis mais variados. Seria isso o que querem com o Ubuntu Touch?

Apesar deste fato, existem ainda algumas opções de tablets e smartphones válidas, como o próprio Nexus 4 ou o Galaxy Nexus. Apresentando algumas delas descontos apelativos como é o caso do cupom extra. Caso tenha algum destes modelos, você pode se aventurar a instalar o Ubuntu Touch seguindo este tutorial oficial da Canonical ou por este artigo em português

Assunto indicado:  Pinceladas com o Gimp

Vale salientar que este projeto, apesar de bem construído, ainda precisa de refinamento na interface e soluções em alguns “bugs”. Mesmo assim, o Ubuntu Touch será uma opção livre que o mercado esta de olho.