O que você ganha programando com Linux?

O que você ganha programando com Linux?

O que você ganha programando com Linux?

Com o enorme crescimento na área de TI oferecendo cargos e oportunidades interessantes, cresce a demanda de profissionais capacitados, tendo diversos tipos de cursos presenciais ou à distância via internet, grande parte com ótima qualidade.  Aprender programação se tornou algo fácil de aprender, tendo em vista a grande quantidade de material gratuito que encontramos pela internet, seja através de livros, tutoriais, artigos ou vídeo aulas, mas porque muitas pessoas indicam Linux para programação?

 O todo poderoso terminal

O terminal é essencial para a vida de qualquer programador, com comandos rápidos para navegação entre pastas, criação de projetos ou até mesmo programando dentro dele através do VI (Vim). O DOS do Windows tem ‘poderes’ semelhantes, mas para se equivaler ao do Linux são necessárias algumas configurações, atrapalhando o processo de aprendizado.

Eu por exemplo comecei realmente a aprender a programar (Python) quando decidi migrar do Windows para o Ubuntu, as facilidades, ferramentas e desempenho foram fundamentais para dar um enorme alavanque na curva de aprendizado.

As quantidades de ferramentas livres

Ferramentas excelentes existem para todas as plataformas, algumas são pagas e outras livres, mas a grande diferença é a quantidade de opções que o Linux oferece gratuitamente, tendo poderosas opções que não deve muito se comparar as opções pagas.  Aptana, Geany, NinjaIDE, Bluefish, Gedit, SublimeText, VI,  e muitos outros.

Servidores geralmente são Linux

Grande maioria dos servidores tem como o Linux seu sistema padrão, a capacidade de processamento, segurança e estruturação são superiores aos concorrentes, e pelo fato de você criar suas aplicações já em um sistema Linux torna mais fácil de poder fazer deploy.

Suporte da comunidade

Encontrar materiais de estudo sobre tecnologias open source é fácil, existem diversas pessoas que postam em blogs e sites ensinando suas técnicas, processos e dicas.

A cultura open source é sensacional, pois é natural retribuir com outras pessoas o que você aprendeu há algum tempo atrás. Não é a toa que grande parte dos sites e aplicativos mundo afora é construída a partir de tecnologias livres.

Google utiliza Python, Twitter utiliza Ruby on Rails, Instagram utiliza Django, e muitos outros.

O que você ganha programando com Linux? Diga nos comentários compartilhando conteúdo para iniciantes, caso haja dúvidas ou queira informações a respeito das tecnologias citadas, comente que irei logo depois lhe indicar os caminhos para que possa aprender.