Como não ter uma experiência frustrante com Ubuntu

Como não ter uma experiência frustrante com Ubuntu

Ontem foi lançada a nova versão do Ubuntu, a 13.04, que muitas pessoas estão amando, e tantas outras odiando, grande parte dos motivos é a falta de incompatibilidade com seu hardware, frustrando seus planos e atrasando seu cotidiano. Podemos melhorar sua experiência para que não seja frustrante e que continue tendo a paixão de sempre pelo Linux.

Experiência com o Ubuntu 13.04

Vejamos alguns conceitos:

Cada nova versão do Ubuntu é ‘nova’.

Parece ser idiota a afirmação acima, porém muitas pessoas se esquecem sobre o que realmente fará o Ubuntu ficar bacana: Atualizações. Pelo fato do sistema ter sido lançado em pouco tempo, até agora dois dias, existem milhares de tipos de hardwares que irão sendo consertados e adaptados de acordo com o tempo, principalmente placas de vídeo.  Então nesses casos há de se ter paciência, o lançamento em cada versão é de algo cru que irá evoluir muito dentro de algumas semanas.

Por mais que existem as fases betas, não há como mensurar a infinidade de conjuntos de hardware que existem, então a partir do momento em que forem sendo utilizados e compartilhados seus problemas, a comunidade que é muito ativa e rápida, encontrará uma solução fácil.

Mas eu preciso do meu Ubuntu para trabalhar…

Nesses casos dê preferência a versões LTS, tanto no desktop como no servidor. São versões que tem maior tempo de suporte e tem estabilidade garantida.

Aonde encontro soluções para meus problemas?

Existem diversos canais aonde podemos encontrar respostas, a principal é a Askubuntu, ou senão fóruns sobre Ubuntu no qual citarei os links abaixo. E também temos o grupo do Ubuntu Dicas que há diversas citações de problemas, tendo uma resposta mais rápida, interativa e simples.

Ubuntu Forum (Em inglês) – http://ubuntuforums.org/

Ubuntu Forum BR – http://ubuntuforum-br.org/

Então como posso testar o Ubuntu sem frustrações?

Deixe uma versão estável em sua máquina, e vá experimentando outras versões através de virtual machine, e procure sobre comentários e opiniões a respeito, encontre os problemas que outros estão tendo, com hardware similar ao seu, e que logo menos esse problema será solucionado.

Claro que temos a ansiedade de conhecer as novidades, porém isso vale a pena quando não dependemos seriamente do sistema. Então esses pontos de tornam importantes pois não temos tempo suficiente para ficar corrigindo problemas críticos que novos sistemas apresentam.

Dê sua opinião a respeito, você acredita que seja melhor esperar um pouco mais ou as versões que são lançadas já estão prontas e os problemas de incompatibilidade são apenas momentâneos?