Convencer seus amigos e familiares a usar o Ubuntu é mais fácil com o Linux Alternative Project

É natural para grande parte das pessoas terem o primeiro contato com o computador tendo o Windows como o primeiro sistema operacional, seja como antigamente no Windows 95, logo depois o 98 e o consagrado XP, o último ainda utilizado por muitos, porém chega em algum momento em que você pode se interessar por Linux, e se está lendo esse artigo já houve, tenho certeza que em algum momento deseja experimentar para ver como é. Para ter uma prévia do que é, veja esse exemplo online.

Ao primeiro contato irá estranhar, até porque querer comparar um sistema com outro é muito difícil, e ainda que diversos programas que utilizava anteriormente não estão disponíveis, sendo um dos grandes motivos para permanecer no antigo. Nessa hora que o Linux Alternative Project entra em ação, fornecendo programas alternativos tão bons quanto os já conhecidos, e o melhor, gratuitos.

Esse ponto que é legal, muitos tem dificuldade para se adaptarem ao o que é novo, felizmente a usabilidade das alternativas são ótimos, ou seja, é muito fácil utilizá-los. Basta dar uma breve lida nos métodos de instalação, sendo através do terminal tanto quanto por arquivos .deb, abertos via Central de Programas do Ubuntu, por exemplo, instalando rapidamente e sem sofrimentos.

Aqui no Ubuntu Dicas já foi feito há algum tempo atrás com uma listagem de diversos programas similares, dê uma olhada que vale muito a pena.

Programas que usamos diariamente para tarefas rotineiras, seja para trabalho ou em casa, para ouvir músicas e ver seus vídeos, além de editores de imagens e gravadores de DVD, temos de tudo e mais um pouco, facilitando e muito a migração para o Ubuntu, e tendo mais força seu argumento convencendo seus familiares e amigos.

Dê dicas dos melhores programas similares, contando suas experiências e quais se apresentam como melhor alternativa.