Instalei o Ubuntu 12.10 beta 2

Olá kids!

Neste final-de-semana eu instalei o Ubuntu 12.10 Beta 2 em meu PC de produção e agora darei minhas primeiras impressões:

Instalação

Rápida demais, via live-dvd. Escolhi a opção de upgrade de 12.04 para 12.10 direto, no menu de instalação. Nesta opção eu não precisaria instalar os programas novamente. Mas como eu desconfiava, não deu certo. Tenho que instalar meus softs preferidos de novo. Um saco, mas é um aprendizado.

A inicialização não é rápida como na versão anterior, mas como é uma versão BETA, não irei levar em consideração, pois deve melhorar com a versão final.

Tela de login

Ficou muito mais bonita e acessível. Visualmente esta mais limpa, mas também não tinha muito mais o que mudar. Tira um ícone aqui, uma linha fina acolá… coisas do tipo.

Ambiente

Chorar de saudades do Gnome eu não faço e nunca fiz. O Unity é isso e pronto! Muito foi melhorado e esta mais estável sim. Aceitemos isso e toquemos a vida. Mas esse lance de HUD, WebApps e ect… é informação demais e é preciso se acostumar. A curva de aprendizagem não é alta, mas ela existe.

Bugs?

Sim, alguns, mas é esperado para um sistema BETA, e nosso dever é reportá-los. Afinal se estamos testando uma verão não terminada nada mais que comum existir incompatibilidades.

E o COMPIZ?

Sim, o COMPIZ funciona e com direito aos efeitos extras e tudo mais! :-)

Conclusão:

Se esta feliz com a versão 12.04 LTS FIQUE COM ELE. Não vi nenhum motivo para um upgrade de sistema. Só mesmo os early-adopters irão mudar, mas se seu sistema esta respondendo bem as suas necessidades, não se desespere. Aguarde com alguma paciência a versão final e teste bem antes de instalar.

 Ubuntu 12.10 QQ