IE8 no Ubuntu usando o Wine

Olá!

Meses atrás eu estive em Brasília realizando alguns serviços e, em meu tempo livre, apresentei as vantagens de usar o Ubuntu (em relação ao Windows) para um amigo que possui uma empresa de equipamentos médicos por lá.



Ao falar de questões como segurança, facilidade e baixo custo, começamos a esboçar um plano para em algumas máquinas instalar o Ubuntu. Foi quando me deparei com um problema.

Ele participa de licitações (o portal é mantido pelo Banco do Brasil), e me reportou que já tentou usar o Firefox e o Chrome, entretanto, somente com o Internet Explorer é que os pregões eletrônicos funcionam sem problemas. Percebi que mesmo o site sendo feito usando Java Server Pages (o que garantiria que qualquer navegador com java habilitado possa ser usado) na prática isso não deu certo.

Foi então que procurando na internet, descobri uma forma de usar o IE8 em máquinas com o Ubuntu.

Vamos ver como fazer isso:

Primeiro passo: Abra o terminal, torne-se root e digite:

winetricks ie8

Se por acaso pedir para baixar o Gecko, clique em instalar e prossiga com a instalação. Após a conclusão do processo inicie o internet explorer com o seguinte comando:



wine 'C:\Program Files\Internet Explorer\iexplore'

Desfrute (?) do IE 8 na sua máquina!………

Internet Explorer 8 no Ubuntu
Internet Explorer 8 - instalado via Wine

É claro que podem ocorrer alguns bugs, fique atento!

P.S: para essa dica funcionar, você precisar ter o Wine instalado. Use a Central de Programas do Ubuntu.

Por favor, críticas, sugestões, elogios, favor usar a seção de comentários do site.



Autor: Rafael Paim

Olá! Sou o novo integrante da equipe Ubuntu Dicas! Lido com informática desde 2001 e desde que o pc da minha esposa "rejeitou" o windows xp, colocamos o ubuntu 10.10 (em jan/2011). Por causa disso, tenho aprendido bastante sobre Ubuntu e linux. Vou postar semanalmente dicas para iniciantes no mundo Ubuntu, atualidades e como convencer usa esposa/marido a usar esta distro sem ter que dormir no sofá! Estou estudando Segurança da Informação na Unisinos (São Leopoldo/RS) e recentemente concluí o curso Academia Java na instituição.