Gerenciando suas listas de software

Olá! Depois de algum tempo de uso no Ubuntu, uma das coisas que achei imprescindível  era descobrir uma forma de gerenciar (leia-se: salvar, restaurar, visualizar, excluir) meus PPAs salvos na máquina. Cheguei até a fazer um backup do arquivo sources.list, caso precisasse ter que reinstalar o Ubuntu e não perder os bons softwares que tinha descoberto.

O problema é que como eu ando sem tempo (pode-se perceber pois não estou postando muitas coisas no blog… :p) para ficar reinstalando o sistema e fazer testes, fui à caça de algum script ou programa que fizesse isso. Estava até pensando em fazer um programa que contemplasse esse recurso, caso eu não achasse algo satisfatório.

Felizmente achei um post aqui mesmo no site, e resolvi testar pra ver como funciona. O programa se chama Y PPA Manager. Vamos por a mão na massa!

Primeiro: abra o terminal, torne-se root e adicione o repositório na máquina.

sudo su
add-apt-repository ppa:webupd8team/y-ppa-manager

Segundo: atualize as listas de software

apt-get update

Terceiro: instale o software

apt-get install y-ppa-manager

Depois de instalar o software, abra o software

localizando o programa
Tela Inicial do Y PPA Manager

1) Listar ppas: Este menu lista todos os ppas que estão registrados no sistema. Se você clicar em algum repositório, o programa vai mostrar os pacotes e suas versões no momento em que o mesmo foi registrado.

Listagem dos PPAs atualmente instalados no sistema
Exemplo de pacote e sua versão instalado no sistema

2) Adicionar ppa: Permite que você adicione um ppa ao Ubuntu. Note que será necessário informar a senha de root

3) Apagar ppa: autoexplicativo. Não esqueça de informar a senha de root

4) Buscar em todos os ppas no Lauchpad: Esta função abre a página de busca do site Launchpad, que é o servidor onde todos os projetos estão hospedados.

5) Avançado: Mostra as configurações avançadas, que dentre outras coisas, permite que você faça um backup de todos os ppas do sistema, salvando de forma compactada no hd. Também permite restaurar o backup, realizar o purge, remover duplicatas e etc…

Menu de Configurações Avançadas
O arquivo de backup aberto mostrando as listas de software salvas
Repositórios salvos

6) Configurações: Mostra apenas 3 funções: PPA-Purge, Ubuntu-Indicator e Ubuntu-Version. A opção Ubuntu-Version permite que você confirme a versão do Ubuntu; pois se você tiver uma versão diferente, pode reconfigurar digitando o nome da release do Ubuntu.

Tela de configurações do PPA Manager

 É isso! Espero ter ajudado.

Por favor, críticas, sugestões, elogios, favor usar a seção de comentários do site.