Instalando IRPF 2012 no Ubuntu 11.10

Hoje foram liberados os programas da Receita Federal para Declaração Anual de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Mais uma vez, para nossa satisfação, os usuários Linux foram lembrados pelo Órgão. Além do arquivo binário (.bin), tem-se a opção da instalação dos pacotes no formato Debian (.deb).

Para instalar os programas da declaração de IRPF 2012, acesse o site da Receita e baixe os arquivos de elaboração da declaração e de sua transmissão, no formato Debian.

Assunto indicado:  Ubuntu numa igreja italiana

Em seguida, abra o Terminal e acesse a pasta  Downloads (supondo que esta tenha sido a pasta de destino):

cd Downloads

Execute o dpkg para instalar os pacotes:

sudo dpkg -i irpf2012_1.0-0_all.deb
sudo dpkg -i receitanet-1.01.deb

Caso haja algum problema de dependência (principalmente no ReceitaNet), execute:

sudo apt-get -f install

Pronto! Agora você pode acessar os softwares da Receita, pressionando a tecla ‘Super’ e digitando em seguida ‘irpf2012’ ou ‘receitanet’.

Assunto indicado:  Novo wallpaper padrão do Ubuntu 10.10

Observação: Cabe salientar que os programas da Receita funcionam normalmente com o OpenJava no Ubuntu 11.10, sendo desnecessária a instalação da versão proprietária da Oracle.

Damasceno

Autor: L. Damasceno

Professor da Universidade Federal de Alfenas, no Campus de Poços de Caldas, atuando na área de Engenharia de Meio Ambiente. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia Ambiental (http://www.unifal-mg.edu.br/ppgcea). É entusiasta e usuário de software livre desde 2000.