Nuvola: ouça suas músicas localizadas na nuvem com este aplicativo fantástico!

por Fernando Alves (@fernandu00)

O Nuvola é um aplicativo que permite que você reproduza suas músicas localizadas na nuvem, tais como Google Music, 8tracks e Grooveshark, diretamente de uma janela.

Primeiramente este programa se chamou “Google Music Frame” pois somente poderia ser utilizado na conta do Google, porém, recentemente updates possibilitaram seu uso por meio das outras duas contas citadas. O nome do aplicativo também é digno de nota pois “nuvola” significa nuvem em italiano, ou seja, o nome é quase auto explicativo.

O mais interessante é que este programa possui integração quase total com as funções desktop do Ubuntu, tais como o menu de som, sendo possível trocar de faixas e pausá-las e a área de notificação, mostrando quando as faixas mudam.

No Google Music, conta em que fiz os testes, também é possível “gostar”(thumbs up) ou “desgostar” (thumbs down) das músicas. Seu ícone também pode ser adicionado à barra do Unity, de onde pode também ser controlado como a maioria dos programas. De fato, trata-se de um programa excelente para ouvir suas músicas por streaming pois a grande integração com o sistema facilita muito seu uso.

Gostou do programa? Quer instalar e curtir suas músicas preferidas de qualquer lugar usando o Ubuntu? É muito fácil! Basta instalar a ppa do Nuvola assim:

Abra o terminal e digite:

sudo add-apt-repository ppa:nuvola-player-builders/stable
sudo apt-get update && sudo apt-get install nuvolaplayer

Pronto! Agora é só curtir seu som com todas as praticidades de ser usuário Ubuntu.