Como habilitar exFAT no Ubuntu

Atualmente existem vários tipos de filesystems (Sistema de Arquivos). Podemos citar o HFS (Apple), FAT, FAT32, NTFS, EXT4 entre outros. Para quem usa o Windows Vista/7 um outro tipo pode ser utilizado: o exFAT. Esse modo é muito superior aos métodos anteriores usados pela Microsoft entregando um alto desempenho na transferência de arquivos e armazenamento.
Por ser um filesystem proprietário, o nosso Ubuntu (e as outras distros), não podem implementar isso por padrão. Mas, para quem já tem pendrives com esse sistema ou quem quer simplesmente experimentar, vamos ver como habilitar a leitura/escrita em nosso Oneiric Ocelot (11.10).

Primeiro: vamos adicionar os repositórios necessários, digite o seguinte comando no terminal:

apt-add-repository ppa:relan/exfat
Comando sudo apt-add-respository ppa:relan/exfat

Não se esqueça de aceitar/enter para as perguntas que forem feitas e de digitar a sua senha, pois para que os comandos funcionem, eles devem ser digitados pelo usuário root.

Segundo: depois de adicionar o repositório, vamos atualizar as listas de software com o seguinte comando:

sudo apt-get update
Comando sudo apt-get update

Terceiro:agora nós podemos finalmente instalar os pacotes, com o seguinte comando:

$ sudo apt-get install fuse-exfat
Comando sudo apt-get install fuse-exfat

Pronto! Agora é só plugar o dispositivo e sair usando.
Bom, vamos aos poréns.
Apenas com o Windows XP(com atualização), Vista/7 você pode formatar dispositivos para o filesystem exFat. E até o Ubuntu 11.04, você precisa sempre montar o dispositivo via terminal (pois a versão Natty não monta automaticamente, o que já não acontece no Ubuntu 11.10).
Dúvidas, sugestões ou reclamações? Use a seção de comentários do site!