Como instalar o STEAM no Ubuntu 11.10

Vamos falar de games no Ubuntu? E a dica de hoje é sobre o STEAM. Mas o que é o STEAM?

Steam é um programa de computador de gestão de direitos digitais criado pela Valve para tentar combater a pirataria e fornecer serviços como atualização automática de jogos aos usuários. Atualmente o Steam conta com mais de 30 milhões de usuários diretos, e tem médias de acesso diário de 2 milhões de contas simultâneas. O programa também conta com um sistema de amigos, que permite que você possa criar uma rede de amigos on-line e poder ver em qual servidor ele está jogando.

Pelo Steam podem ser baixados e jogados os famosos jogos Counter-Strike, Half-Life, Half-Life 2, Left 4 Dead, Battlefield 2 entre um catálogo de mais de 1100 jogos. Você pode inclusive adicionar jogos já instalados na sua máquina no Steam.

Para obtê-lo é necessário efetuar o download do cliente oficial na página; para jogar, é necessário possuir o número de série original de um dos jogos da Valve, mas caso o jogador não disponha de algum, o Steam oferece gratuitamente o jogo Codename Gordon (desenvolvido em flash), uma demonstração do Half-Life 2, no qual o jogador pode hospedar seu próprio servidor.

Existem alguns jogos que podem ser baixados gratuitamente no Steam, alguns são MODs, ou seja, dependem de outros jogos para rodar, outros são completamente gratuitos.

STEAM
STEAM

Instalando o WINETRICKS

Para brincar com o STEAM, é necessário roda o WINETRICKS, que é um “addon” do famoso WINE. Abra o terminal e digite:

$ wget http://winetricks.org/winetricks
$ chmod +x winetricks

Feito isso, ainda no terminal digite:

winetricks steam

Siga as instruções que aparecem na tela até o final. Depois de instalado, basta clicar no ícone do STEAM no desktop ou chamá-lo no DASH do Unity.

Mas os jogos rodarão?

Não posso afirmar isso, mas opções baratinhas de games por 1,99 doletas existem. Curtiu então comente!