Como instalar o STEAM no Ubuntu 11.10

Vamos falar de games no Ubuntu? E a dica de hoje é sobre o STEAM. Mas o que é o STEAM?

Steam é um programa de computador de gestão de direitos digitais criado pela Valve para tentar combater a pirataria e fornecer serviços como atualização automática de jogos aos usuários. Atualmente o Steam conta com mais de 30 milhões de usuários diretos, e tem médias de acesso diário de 2 milhões de contas simultâneas. O programa também conta com um sistema de amigos, que permite que você possa criar uma rede de amigos on-line e poder ver em qual servidor ele está jogando.

Pelo Steam podem ser baixados e jogados os famosos jogos Counter-Strike, Half-Life, Half-Life 2, Left 4 Dead, Battlefield 2 entre um catálogo de mais de 1100 jogos. Você pode inclusive adicionar jogos já instalados na sua máquina no Steam.

Para obtê-lo é necessário efetuar o download do cliente oficial na página; para jogar, é necessário possuir o número de série original de um dos jogos da Valve, mas caso o jogador não disponha de algum, o Steam oferece gratuitamente o jogo Codename Gordon (desenvolvido em flash), uma demonstração do Half-Life 2, no qual o jogador pode hospedar seu próprio servidor.

Assunto indicado:  Steam liberado

Existem alguns jogos que podem ser baixados gratuitamente no Steam, alguns são MODs, ou seja, dependem de outros jogos para rodar, outros são completamente gratuitos.

STEAM

STEAM

Instalando o WINETRICKS

Para brincar com o STEAM, é necessário roda o WINETRICKS, que é um “addon” do famoso WINE. Abra o terminal e digite:

$ wget http://winetricks.org/winetricks
$ chmod +x winetricks

Feito isso, ainda no terminal digite:

winetricks steam

Siga as instruções que aparecem na tela até o final. Depois de instalado, basta clicar no ícone do STEAM no desktop ou chamá-lo no DASH do Unity.

Assunto indicado:  Deixando o LibreOffice 3.3.0 em pt-br

Mas os jogos rodarão?

Não posso afirmar isso, mas opções baratinhas de games por 1,99 doletas existem. Curtiu então comente!