Botões fechar, minimizar e maximizar para esquerda no Gnome Shell

Como mudar posição dos botões de controle no Gnome ShellOlá amigos, a dica de hoje será rápida e complementa esta aqui do Maudy.

Vou mostrar como é simples modificar a posição dos botões de controle no Gnome Shell para esquerda no Ubuntu 11.10.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Hoje me deu vontade de utilziar o Gnome Shell para ver como estava o desempenho do mesmo, fiquei impressionado de como ele é mais rápido e estável do que o Unity. O único problema, é que quem assim como eu está utilizando Unity desde os primórdios do Ubuntu Netbook Remix, e acredita que ele irá revolucionar os desktops acaba não gostando de algumas coisas que faltam no Gnome Shell (questão de costume apenas, coisa pessoal), como por exemplo a integração dos aplicativos no Me-Menu e no Global Menu, que creio ser a maior sacada da Canonical quando o assunto é criar uma interface minimalista e produtiva.

Assunto indicado:  Central de Programas Ubuntu agora é online

Bem, mas chega de defender o Unity, pois na versão atual ele tem me deixado muito triste quando o assunto é desempenho.

Para modificar a posição dos botões maximizar, minimizar e restaurar para o lado esquerdo da tela no Gnome Shell, é necessário ter o gconf-editor instalado, se não o tem é só ir até o terminal e digitar: sudo apt-get install gconf-editor -y e aguardar alguns segundos até o final da instalação.

Assunto indicado:  Multimídia no Ubuntu (rmvb, mkv, avi, ram, flv, etc)

Feito isso, ainda em terminal ou utilizando as teclas Alt+F2 digitem gconf-editor, sigam até /desktop/gnome/shell/windows/ e alterem button_layout para close,minimize,maximize: (com os dois pontos no final, pois é ele que faz o trabalho de mudar os controles para esquerda).

Para aplicar as mudanças basta apenas reiniciar a sessão do Gnome Shell e ser feliz.

Assunto indicado:  Ubuntu Control Center 0.5

Gnome Shell anime desktop

Se não der certo é só comentar que vou tentar ajudar a todos, retirei esta informação do askubuntu.com, lugar muito bom para tirar dúvidas, principalmente se são recentes.

Até breve amigos.