Microsoft quer proibir a utilização de Linux?

Olá amigos, já faz um bom tempo que não escrevo por aqui, culpa do trabalho e da faculdade. Bem, chega de lenga lenga e vamos ao assunto que mais me chamou a atenção esta manhã, o fato da Microsoft querer brecar a instalação de outros sistemas operacionais em máquinas certificadas para uso do Windows 8 (no caso, instalações OEM).

Li esta notícia no grande WebUpd8, e pode ser vista na íntegra neste link. Ao Tuitar a notícia o nosso Editor Chefe Maudy me pediu para começar a anarquia com um artigo a respeito, e quero ver o bafafá que vai dar tudo isto aqui nos comentários.

#A NOTÍCIA + CONSIDERAÇÕES DESTE BLOGUEIRO

A notícia diz que para as empresas fabricantes/montadoras de computadores tenham o selo de Certificação Microsoft Windows 8 (selo não sou dona do meu traseiro), que por sinal barateia a aquisição de licenças OEM, e chama a atenção dos tais fabricantes, é necessário utilizar uma coisinha chamada secure boot, que assim como em muitos Smartphones (iPhones, alguns Motorolas, etc) faz o seguinte:

Para que um executável ou driver rode, é necessário estar assinado com uma chave gravada no firmware do equipamento, e quem vai dar as bençãos, digo, a chave, é a própria Microsoft, ou órgão/empresa de posse da mesma chave.
O Windows 8 OEM virá assinado (lógico), e de acordo com Matthew Garrett da Red Hat, a execução de alguns Malwares e pirateamento será bem mais difícil, onde até os desenvolvedores sofrerão, pois terão de conseguir assinatura digital também.
Nessa brincadeira, não só o Linux como um todo, mas outros sistemas operacionais e outras empresas vão ter problemas com a tal chave, com um reflexo potencial aos usuários, igual nos casos de produtos Apple, onde é necessário fazer jailbreak para se divertir um pouco além com o aparelho que você “comprou”.

Enfim, Linux e outros sistemas operacionais abertos e não abertos podem sim rodar no tal hardware abençoado sem gambiarras, mas vão precisar das bençãos da Microsoft. Quem acredita que vão dar levante a mão ai na plateia. =)

Imaginem agora a vó de vocês ligando de tarde no seu trabalho e dizendo: “Querido, acabei de encontrar numa busca aqui no Bing um programinha que faz slides com fotos, faz um Jailbreak no meu computador popular (para não citar marcas) pra eu poder instalar.

Resumindo minha piadinha, usuários mais simples nem saberão disso.

Matthew diz ainda que está sabendo, meio por baixo dos panos que a Microsoft está querendo mesmo trollar todo mundo, e que o assunto ainda é novo e não é motivo de pânico, mas que já dá para todo mundo começar a se preocupar.

Minhas considerações finais são as seguintes:

O Windows 8 ficou bonito (pelo menos nas imagens da internet, a versão de testes não rodou aqui no meu note), vai ganhar muitos usuários, já que gostaram até do Windows 7 (que particularmente não me chamou a atenção visualmente), onde para boa parte desses usuários o que vale são as transparências e o “incrível” Alt+Tab do Aero (desde quando o Compiz faz isso mesmo?).

A nova versão vai gerar uma boa receita, mas a computação em nuvem está tomando cada vez maior forma, e com distribuições Linux como Ubuntu, Fedora, Mint e Open Suse ganhando cada vez mais espaço na única área que a Microsoft domina, que são os Desktops, mostra que não só o Linux, mas tudo que é sistema Não Microsoft está gerando grande medo nos caras, não nego que Microsoft e outras empresas tem alguns produtos muito melhores no mercado, mas o crescimento exponencial do Linux nos últimos 3 anos está deixando o pessoal de cabelo em pé, com vários softwares e jogos de qualidade sendo lançados para nossa plataforma, e assim como também estamos vendo guerrinhas entre Microsoft e outros fabricantes no mundo de dispositivos móveis, parece que teremos o mesmo em nosso mundo também, mas querendo ou não, sempre haverá “um jeitinho” de remediar a situação… Comentem!

#NOTA IMPORTANTE

Antes que o pessoal do mimimi venha se manifestar, lembro a todos mais uma vez que este artigo trata do mercado de computadores com Certificação Microsoft Windows 8, ou seja, aquelas máquinas com instalação OEM. Não serão todas as máquinas do mundo que terão o secure boot, não serão todas!!!

#ALGUMAS REFERÊNCIAS

WebUpd8
Matthew
br-linux.org