Pontualidade Mundial

Corremos atrás do tempo e este parece estar cada vez mais acelerado. Se para os compromissos pessoais precisamos de uma agenda diária, normalmente controlada por computador e pontualmente sincronizada com o horário. Para as movimentações financeiras o importante é saber exatamente quem fez o quê e, principalmente, quando. Por exemplo, quando foi efetuada aquela compra ou débito na conta corrente.

Isto seria simples se todas as informações estivessem em um mesmo computador mas, e se as informações e banco de dados estiverem espalhados em vários servidores? Como manter o sincronismo dos relógios? Seria ideal que isso fosse feito automaticamente.

O Observatório Nacional (http://www.on.br) disponibiliza um serviço muito interessante. No endereço http://pcdsh01.on.br/ você irá todas as informações sobre horário de verão, fusos horários e a hora legal brasileira. Nesta página você também vai encontrar uma forma de manter seu computador com a hora sempre correta. Através do link “Acerte seu Computador via Internet” você pode fazer o download de um utilitário gratuito que, uma vez instalado e configurado, faz o ajuste do relógio interno do equipamento com um relógio atômico mundial.

Para quem administra muitos servidores a sugestão é instalar esta ferramenta em todos e manter os logs e eventos sincronizados. A referência de tempo é uma questão fundamental para muitos serviços e investigações de crimes eletrônicos.

Gilberto Sudre