O Linux faz 20 anos hoje

por Luiz Cruz

Em 25 de agosto de 1991, o finlandês Linus Benedict Torvalds, então com 31 anos, mandou o clássico email sobre a criação do Linux. Portanto, hoje é oficialmente a data em que o sistema veio a público.

Graças à evolução nos últimos 20 anos, o Linux atualmente faz parte de uma série de aparelhos e sistemas — de supercomputadores a relógios de pulso — e ultrapassou o status de sistema caseiro. Somente o kernel atual tem mais de 14 milhões de linhas de código.

Assunto indicado:  UbuntuOne

Para qualquer tecnologia, é muito complicado traçar os próximos 20 anos. No entanto, uma coisa é fácil afirmar: o modelo colaborativo, que permite a evolução do sistema e seu desdobramento em muitos usos e aspectos, veio para ficar.

Também vale mencionar que há organizações empenhadas em manter essa cultura, protegendo-a do mercado. Só a título de curiosidade, segundo dados da Linux Foundation (Linux.com), cerca de 520.277 patentes associadas ao Linux foram submetidas em 2010. Aliás, o site elaborou um excelente infográfico que reproduzo abaixo:

Assunto indicado:  Jailbreak para iPhone 4S e iPad 2 usando Linux

Fonte