Graduação ou Certificação?

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido. Para encarar esta realidade, os profissionais procuram se diferenciar mostrando suas competências e qualidades.

É claro que a experiência, traduzida na participação ou coordenação de projetos de sucesso, é um excelente item do currículo. Mas para os profissionais que ainda não tiveram a oportunidade de adquirir a prática, o que fazer?

Uma pergunta que me fazem frequentemente é: o que é mais importante, uma graduação ou uma certificação?

As certificações são importantes e sem dúvida nenhuma muito valorizadas pelas empresas mas elas são limitadas. Estes cursos e títulos, como não poderiam deixar de ser, dão uma visão profunda sobre um aplicativo, equipamento ou sistema operacional específico. Comprovam que o profissional conhece bem aquele assunto mas isto não é tudo.

Para atuar com competência em qualquer área você também deve ter uma visão ampla do assunto, afinal não somos meros apertadores de botão ou digitadores de comandos. A tecnologia muda constantemente e precisamos de outros conhecimentos para compreender as tendências e mudanças no mercado. Pois este conhecimento geral e amplo a certificação não vai proporcionar ao profissional.

Se for escolher entre os dois considero a graduação é mais importante por permitir uma base para a construção de uma carreira sólida e duradoura. Pessoas com poucos meses de estudo podem conseguir uma certificação sobre um assunto específico mas uma graduação vai exigir muitas horas de estudo e prática em diversas disciplinas diferentes.

A graduação também pode abrir caminho para um estágio e com isto agregar experiência profissional para quem não tem. A partir disto fica mais fácil encontrar novas oportunidades de trabalho.

Outro conhecimento esquecido por muitos profissionais de TI é o idioma Inglês. Praticamente o idioma oficial da área. Se você precisa esperar que o conteúdo seja traduzido para o português para lê-lo vai ter acesso a informações com pelo menos 2 anos de atraso.

As certificações são como Pós-Graduações. Depois que você aprendeu a base de sua profissão agora pode se aprofundar em assuntos onde você deseja atuar.

Gilberto Sudré