Instalando o BrOffice.Org 3.3 no Ubuntu

post por Klaibson Ribeirowww.brofficeparaleigos.org

Saiu na última semana, a nova versão do BrOffice.Org, a 3.3. Essa versão é a primeira versão do aplicativo depois que foi fundada a TDF (The Document Foundation) e lançado o fork do OpenOffice.Org, o LibreOffice.

Neste pequeno tutorial, vou lhes mostrar como realizar a desinstalação do OpenOffice.Org ou BrOffice.Org da versão antiga e instalar a nova versão.

Primeira coisa, vá no site www.broffice.org/download . Clique na opção de download e você será redirecionado para o site da LibreOffice.Org/download. Depois temos as opções para download, escolha .deb, pois é referente a Debian, pois Ubuntu é um dos derivados desse sistema operacional.

Baixe os três pacotes, pois o principal é o aplicativo, os outros são os arquivos de ajuda e pocate de idioma em português do Brasil.

Depois de realizar o download do aplicativo, o próximo passo, é desinstalar o pacote OpenOffice.Org ou a versão antiga do BrOffice.Org, para fazer isso digite “sudo apt-get remove broffice/openoffice*” o asterisco todos os arquivos vinculados ao aplicativo.

Depois desse passo ser executado, descompacte os três arquivos que você fez download. Pressione com botão direito e clique em Extrair Aqui. Em seguida, vá no terminal, entre na pasta LibO_3.3.0rc4_Linux_x86_install-deb_en-US e digite o comando sudo dpkg -i DEBS/*.deb.

Depois disso, clique duplo em LibO_3.3.0_Linux_x86_install-deb_en-US, essa é a pasta de instalação. Depois disso, entre na pasta DEBS e logo em seguida em desktop-integration. Agora, clicaremos em libreoffice3.3-debian-menus_3.3-6_all.deb e fará a instalação do aplicativo.

Então você clica em instalar, como aparece na figura acima e aguarde.

Logo em seguida faça a instalação dos outros dois pacotes que foram feito download e ponto final, o BrOffice.Org 3.3 estará instalado em seu computador.