Resolvendo problemas na instalação do Ubuntu num Acer Aspire 4553

Imagem do notebook acer 4553

Olá amigos, hoje vamos explicar como resolver um problema chato na hora de instalar o Ubuntu num Acer Aspire 4553, pois acredito que muitos tiveram problemas com isso e acabaram desistindo… Primeiro vou contar como o problema aconteceu comigo

#HISTORINHA

Dias atrás ao ver uma promoção diabólica no site da Americas, eu resolvi comprar um notebook para minha esposa Elis Regina, pois ela precisa muito de um para o trabalho e estudos na faculdade (e não quero que ela use o meu note).
Comprei o menino e ele veio bem rápido, e eu como sou muito afobado, ainda no escritório abri a caixa, criei uma imagem no meu pen e já sai dando boot na instalação do Ubuntu.

Até ai tudo bem, depois de iniciar o instalador o bendito não reconhecia o touchpad, como eu tinha um mouse, coloquei ele e continuei, criei as partições, o teclado em ptBR já estava selecionado e tudo mais… Na hora de colocar nome de usuário e senha que me dei conta que ele não reconheceu o teclado! Então não consegui terminar a instalação.

Fiquei p$&@ da vida e fui dar uma olhada por ai para ver o que poderia ser o problema, e depois de passear por alguns fóruns vi um carinha falando assim: “Atualizei a bios e funcionou!”

Boa! Pensei com meus botões, fui até o site da Acer, selecionei meu modelo e mandei baixar a atualização da bios, e foi ai que deu vontade de jogar o note dentro da privada! Era um arquivo EXE!

Fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu pensei na hora, pois eu estava no trabalho, e no escritório não lembrava de ter algum disco de instalação do Win Zé Luiz, além de uma conexão lenta para baixar uma piratona =p

Saudades de quando atualizações de bios eram feitas por discos de boot, eu poderia muito bem bootar pelo pendrive e ser feliz, mas não, eu já tinha formatado o note e o maldito arquivo EXE aterrorizava minha tranquila manhã…

Enfim, revirei umas gavetas e encontrei o disco de recuperação do meu micro, que continha um Win Zé Luiz 7 e instalei na máquina… Tempos depois (bota tempo nisso) coloquei o programinha cretino no note e atualizei minha bios.

Reiniciei o micro e assim que deu o boot ele já reconheceu tudo! Instalei Ubuntu + pacote Edubuntu, pois minha mulher é professora, e ele está um canhão de rápido.

#COMOFAZ

O processo é simples, clique neste link, baixe o arquivo, infelizmente instale usando Win Zé Luiz que ele reconhece rapidinho, vai só pedir para reiniciar a maquina e você já pode dar boot e instalar seu Ubuntu sem problemas.

NOTA: se o link não funcionar, clique neste aqui, selecione seu modelo de notebook (no caso o Aspire 4553), clique na aba BIOS e faça o download da versão 1.17.

Se você tem uma conexão não muito boa, nunca façam a besteira que eu fiz de marcar a caixinha “Baixar atualizações enquanto instala” no ato da instalação do Ubuntu, pois fiz isso e me ferrei, demorou pra cacete pra instalar =p

Como esse note tem um adaptador de vídeo Radeon, é necessário instalar o driver proprietário pra funcionar legal, e depois isso possívelmente seu BootSplash ficará feio pra xuxu, para resolver isso, siga o artigo que escrevi tempos atrás neste link.

Sem mais, aguardo os comentários e resultados… HASTA!

#CONTATO

[email protected] ou pelo twitter @tittao