Lixo eletrônico: cuidado, ele pode ser um risco a sua privacidade

por Gilberto Sudré

O lançamento de novos produtos acontece de forma cada vez mais rápida. Isto faz com que muitos usuários troquem seus equipamentos eletrônicos frequentemente. O que as empresas e pessoas não se dão conta é que ao doar, vender ou jogar fora um computador ou celular usado e até mesmo um disco rígido (HD) danificado podem estar colocando sua privacidade em risco.

Todos estes equipamentos armazenam muitas informações classificadas como particulares (e confidenciais) mas que imaginamos estarem inacessíveis. Isto é verdade para pessoas comuns mas não para hackers e espiões à caça de munição para praticarem algum delito eletrônico.

No caso dos computadores, um dos procedimentos mais utilizados é a formatação do HD e a exclusão da partição. Apesar de interessantes, estas ações não são suficientes para impedir o acesso aos dados armazenados.

Hoje já existem diversos aplicativos, com download gratuito através da Internet, que não necessitam de prática ou habilidade para recuperação de arquivos e informações em HDs que foram formatados. Assim todo cuidado é pouco.

Para dificultar o acesso as informações “descartadas” você deve gravar novas informações sobre as existentes no HD . Só para se ter uma ideia o governo americano sugere que o conteúdo de um HD a ser descartado deve ser sobrescrito no mínimo 6 vezes para alcançar uma segurança média (norma DoD 5220.22-M).

Este é um procedimento demorado que pode levar até 1 minuto por GByte. Parece pouco mas pense em uma empresa que possua centenas de discos rígidos de grande capacidade para serem descartados.

Por desconhecimento ou falta de recursos a maioria das empresas não executam este procedimento. Assim fica fácil entender porque alguns hackers estão de olho no lixo eletrônico corporativo.

No caso dos celulares alguns cuidados também devem ser tomados. Apague todas as atividades executadas como ligações efetuadas e recebidas, torpedos enviados e recebidos e qualquer outra informação armazenada no celular.

Uma última dica. Fique de bem com a natureza dando uma destinação adequada para as baterias de seu celular ou notebook. Não as descarte no lixo comum.

A doação de equipamentos é muito importante e pode ajudar a várias pessoas mas tenha cuidado com suas informações. Neste tempo da Vida virtual lembre-se que os riscos são muito reais.