Wireless RTL8187B no Ubuntu 10.10

Historinha Wireless RTL8187B

Olá amigos, desta vez tenho boas nótícias! Pelo menos para mim são boas notícias =)

Ao instalar o Ubuntu 10.10 MM tive os corriqueiros problemas com minha placa de vídeo SIS e com o bom e velho adaptador Wireless RTL8187b da Realtek… No Ubuntu 10.04 ele até funcionou sem precisar fazer nada, mas ainda dava bastante pau e no segundo andar da minha faculdade eu não conectava nem com reza brava!

Tentei de tudo, até contatei uns engenheiros gringos da Realtek que me mandaram um módulo para compilar, ai que ferrou mesmo com a wireless!

Resolvi então testar uma velha gambiarra que fazia funcionar mais ou menos nas distribuiçõs 9.x pra baixo, o ndiswrapper com o driver para Window$ 98

Ao dar um pulo no site da Realtek e baixar o ZIP com os drives, me dei conta que o driver Win98 não existia mais (no pacote que baixei), então peguei o driver pra XP, e já sem nenhuma esperança testei…

Na mesma hora sai aqui do escritório e fui para a rede wireless mais próxima, e para minha surpresa, funcionou! Funciounou onde nunca havia funcionado, fora do prédio, em cima do prédio, etc! Tive orgasmos multiplos, mas ainda faltava o teste final: A wireless lixo da minha faculdade! Tununununu! Tununununu! Tununununu! (onomatopéia de tambores tocando)

Sim, funcionou! E melhor, conectou onde nem o Sony Vaio com ZL7 do meu irmão conseguiu sinal! Obra divina? Bem, vamos ver se a sorte foi só comigo… Sem mais delongas, vamos ao passo a passo!

#Comofaz

ATENÇÃO AMIGOS!!!!

Alguns dos users não conseguiu fazer funcionar, mas o motivo é que usaram esta solução em um RTL8187 (sem o B), esta solução serve apenas para RTL8187B.

Sendo assim, para o RTL8187 tens que baixar o driver para XP no site da realtek.

=]

Em terminal (ou Synaptics) digite: sudo aptitude install ndisgtk

NOTA: No caso do 10.10 MM, o aptitude não vem instalado, então você pode usar o apt-get, ou ainda seguir esta dica aqui para instalar o aptitude: Link

Próximo passo: Baixar o driver RTL8187B para WinXP que tomei a liberdade de hospedar aqui: RTL8187B

Descompacte o arquivo, vá em Administração > Wireless Network Drivers e adicione o arquivo .inf ao ndisgtk… Pronto, se quiser dar uma reiniciada no micro por garantia ajuda bastante.

Agora corra para a rede sem fio mais próxima para testar o Wireless RTL8187B e comentar aqui no Ubuntu Dicas se deu certo ou não!!!