Splash Screen distorcida

post enviado por @DaniloMagrini

Depois de sofrer com a Splash Screen distorcida no Ubuntu 10.04 após instalado o driver da Nvidia, achei que na versão 10.10 isso seria corrigido, mas pra minha decepção não foi.

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Cansado dessa palhaçada fui tentar achar uma solução e acabei descobrindo que é realmente um bug e que várias pessoas passam por esse problema. Porém, sem muito trabalho, encontrei um workaround (ou talvez a solução real) para esse problema e compartilho aqui com vocês (já que a empresa com diversos profissionais que ganham para isso não conseguem em 6 meses corrigir o problema):

1) Edite o arquivo abaixo: $ sudo vim /etc/default/grub

2) Adicione essas linhas em qualquer lugar do arquivo substituindo a resolução abaixo pela do seu monitor ou para uma de sua preferência: GRUB_GFXMODE=1280x800x32 GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX=keep

3) Salve, saia da edição e execute o comando: $ sudo update-grub2

4) Reinicie e seja feliz!

OBS: Na primeira vez que reiniciei tomei um freeze na mudança do splash para a tela de login. Achei que eu tinha sido por conta da nova configuração, mas por algum motivo (coisa que não constumo fazer), reiniciei novamente e até agora ficou normal e com a tela de boot decente! Espero que sirva para alguém.