Sincronização Google-Android-Evolution

Sincronização Google-Android-Evolution (a partir de dados do Outlook)

Por Ramon Badoch

Já uso Ubuntu Linux há quase dois anos mas como eu usava um Nokia, esta era uma das poucas razões para ainda entrar no Windows: eu só conseguia sincronizar contatos e agenda do telefone com o Outlook o Windows XP (legalizados!). Tentei fazer no Ubuntu com algumas sugestões que achei na web (aqui e lá fora) mas não consegui. Não era nada simples ou, pelo menos,  precisaria ser, no mínimo, mais geek do que eu sou.
Portanto, eu fazia isto no Windows através do software Nokia PC Suite que, depois, a Nokia mudou para Nokia OVI Suite (que, na minha opinião, é ainda pior que o PC Suite).
Então, quando pensei em ir para um smartphone “pra valer”, decidi pela plataforma Android e há bastante tempo andava procurando uma forma de sincronizar contatos, agenda, tarefas e notas entre o Android e o Evolution. Pesquisei no Google e nos fóruns do Ubuntu em português ( http://ubuntuforum-pt.org ) e inglês ( http://ubuntuforums.org/ ) e não consegui nada.
Finalmente, adquiri um Motorola Milestone com Android 2.x (acho que é 2.1) e, depois de pesquisar no bom e velho Google, consegui carregar meus dados do Outlook no Google e fazer o sincronismo Google-Evolution-smartphone.
Vou, então, deixar um tutorial rápido sobre como resolvi esta questão (é bem possível que haja uma solução mais fácil mas esta resolveu para mim).
Resumindo, minha “tarefa”, para conseguir seguir adiante e deixar o Nokia (e o Windows!) para trás, era conseguir levar o conteúdo do Outlook para o Evolution e para o meu smartphone.
Nas pesquisas que fiz, concluí que a melhor alternativa era migrar do Outlook para o Google pois, como o smartphone usa o Android, da própria Google, há uma integração natural e também a sincronização do Google com o Evolution é “mamão com açúcar”.
Em outras palavras: minha base de dados principal passou a ser o Google, contendo Contatos, Agenda e Notas (eu não uso a parte de Tarefas / Tasks do Outlook). Da forma que configurei tudo, toda alteração que eu fizer em qualquer uma das três plataformas – Google, Evolution ou smartphone – é sincronizada com as outras duas (exceto, como vamos ver mais adiante, as Notas com o Evolution).
  • 1º passo: Exportar Contatos do Outlook para o Gmail

Usei as dicas dos links
http://office.microsoft.com/pt-br/outlook-help/exportar-contatos-do-outlook-para-o-google-gmail-HA001148902.aspx
e
http://cellphoneforums.net/pt/htc-google-nexus-one/t307008-exportar-contatos-do-outlook-e-importar-para-nexus-one.html
Como os links estão bem detalhados, vou resumir e quem quiser ver os detalhes pode consultá-los diretamente no link.

  • exporte os contatos do Outlook para um arquivo .CSV (optar por valores separados por vírgulas, Windows)
  • entre no GMail, vá até Contatos e, na opção “Mais Ações”, escolha “Importar”. Informe o arquivo .CSV e o GMail vai importar os contatos.
Observações: em um dos links, informava que os contatos do Outlook que não têm endereço de email não serão importados. Isso não está mais acontecendo (o GMail importou todos os meus contatos, com todos os dados que eu tinha cadastrados — pelo menos, do que vi até agora). Mas as listas de distribuição do Outlook, de fato, não foram importadas. Refiz, no GMail, as poucas que eu tinha.
É claro que depois que importei os contatos tive um trabalhinho para acertar tudo, principalmente duplicações (havia contatos no GMail que também existiam no Outlook e muitos ficaram duplicados).
  • 2º passo: Exportar a Agenda (Calendário) do Outlook para o Google Agenda

Segui a dica do link da revista Info:
http://info.abril.com.br/dicas/escritorio/agendas/um-truque-para-sincronizar-as-agendas-do-google-calendar-e-do-outlook.shtml
Em resumo, você precisa baixar um programa gratuito para Windows (Google Calendar Sync), cujo link para download está no link.
Instale o programa no Windows e, na execução, ele já faz a sincronização entre o Outlook e o Google Agenda. Você pode optar entre sincronizar o conteúdo das 2 plataformas ou fazer com que o conteúdo do Outlook sobreponha o do Google e vice-versa.

  • 3º passo: Sincronizar o Google (Email, Contatos e Agenda) com o Evolution

Segui a dica dos links:
http://www.madeira.eng.br/wiki/index.php?page=Integrando+o+Evolution+a+Nuvem
http://www.ehow.com/how_4488736_sync-evolution-calendar-google-calendar.html
O primeiro está em português e mostra como sincronizar email, contatos e agenda do Evolution com o Google. O segundo está em inglês e é específico para agenda (mas está um pouco mais detalhado).
Um resumo das instruções:

  • para email: no GMail, habilite a opção IMAP (opção “Configurações > Encaminhamento e POP/IMAP”). No Evolution, crie a conta para acesso ao GMail, seguindo as orientações do 1º link.
  • para contatos: no Evolution, vá ao painel de Contatos. Com o botão direito do mouse no painel da esquerda, escolha “Novo Catálogo de Endereços”. Em “Tipo”, escolha “Google”. Ele vai te pedir os dados da conta e pronto. Seus contatos vão passar a ser sincronizados.
  • para agenda: semelhante a Contatos. Vá ao painel de Agendas do Evolution. Com o botão direito do mouse no painel da esquerda, escolha “Nova Agenda”. Em “Tipo”, escolha “Google”. Ele vai te pedir os dados da conta e está feito. Seu calendário do Evolution vai passar a estar sincronizado com o Google. E um bônus extra: quando você clicar na data, que fica no painel do Gnome, vai ter acesso à agenda sem precisar abrir o Evolution.
  • 4º passo: Sincronizar o Android com o Google
Sincronizar o Android com o Google é mais que tranquilo. Como os dois ambientes têm o mesmo “pai”, a coisa é quase que automática.
No Android, escolha “Menu > Configurações > Contas e sincronização”. A seguir, clique em “Adicionar Conta” e insira os dados de sua conta do Google. Pode, inclusive, inserir mais de uma conta, se você a tiver. É só clicar em “Adicionar Conta” para quantas contas tiver.
O smartphone passará a sincronizar, com o Google, os dados de:
  • contatos (da sua conta de Gmail). Detalhe: o Android não importa as listas de distribuição do Gmail.
  • agenda / calendário (da sua conta do Google Agenda)
  • emails. Aqui é importante saber que estes aparecerão no Android através de IMAP, ou seja, só os cabeçalhos serão baixados. Caso você queira ler o email ou seus anexos, ele os baixará no momento em que você quiser lê-los (em outras palavras, se estiver off-line – num local sem conexão, p.ex. – nem sempre vai conseguir ler o e-mail inteiro). Mas tudo que você fizer (apagar, responder, encaminhar, arquivar, etc.) será replicado no Gmail.
  • 5º passo: Sincronizar Notas entre o Google e o Android
Aqui a coisa ficou um pouco mais complicada. Não achei nada que me permitisse sincronizar ou exportar Notas do Outlook (Notes) para o Google nem para o Android. Então, eu fiz uma gambiarra um pouco trabalhosa para resolver.
Eu pesquisei várias alternativas para armazenar Notas no meu Android. Uma das mais populares e mais interessantes é o ColorNote. Só tem um problema com ela: não havia como sincronizá-la com outra plataforma.
Decidi, então, usar o Gdocs, que sincroniza com o Google Docs (é uma ferramenta tipo notepad, ou seja, não guarda nenhuma formatação que você vier a usar no Google Docs mas atendia meu pré-requisito).
O que fiz, a partir dessa decisão, foi o seguinte:
Em primeiro lugar, exportei as Notas do Outlook para um arquivo .CSV (optar campos separados por vírgulas, Windows). Ele vai gerar um “arquivão” com todas as suas notas. Abra este arquivo numa planilha do Open Office (BrOffice). Cada nota estará ocupando uma linha de sua planilha (na 1ª coluna, está o texto da nota e nas colunas seguintes aparecem prioridade e outras informações que eu não uso).
Aí, há algumas opções para passar esse conteúdo para o Google Docs. Se for passar o arquivo inteiro, ou seja, todas as notas passarem a ser uma enorme nota, é tranquilo: basta marcar toda a coluna 1 da planilha, copiar e colar em um arquivo texto do BrOffice. Usei “colar especial” e escolhi “texto sem formatação”.
Como eu queria separar algumas notas que eu poderia realmente precisar (as mais importantes), fui a este arquivo no BrOffice e, para cada uma delas, criei um documento separado no Google Docs. As que sobraram (ou seja, não eram assim tão importantes) ficaram em um arquivo único que “uploadei” para o Docs (para consultá-las se, por acaso, precisar delas algum dia).
No Gdocs do Android, eu baixei os arquivos do Docs e pronto: todas as notas estavam no meu Android. Na verdade, ele baixa apenas os títulos das notas e, a cada vez que você a acessa, ele a baixa para o smartphone.
Problema: o Gdocs sincroniza todos os docs que estão no Google Docs e não apenas aqueles que criei para armazenar as notas. Não sei se há algum jeito de sincronizar seletivamente mas como não uso o Google Docs para mais nada, não foi problema para mim.
Ainda nesta área de notas, está se falando muito na web no Google Notes ( http://www.google.com/notebook ) e que uma versão futura do Android vai ter um Notes para sincronizar com ele. Mas, no momento, nada feito.
E no Evolution? Desculpem mas esse não teve jeito: não achei nada que sincronizasse notas do Evolution com a nuvem. Fica para a próxima…

Ramon Badoch