Recuperando a senha do Windows via Ubuntu

E se você esqueceu sua senha de logon do Windows? Como recuperá-lo? Simples, use o Ubuntu.

A primeira coisa a fazer é criar um Live CD ou pendrive Live Ubuntu Linux. O Ubuntu Live será usado para inicializar o sistema e executar os procedimentos necessários para desmantelar a senha do Windows.

A maneira mais fácil de fazer isso é baixando e executando o UNetbootin. Este aplicativo vai baixar a versão Ubuntu selecionada e instalar no pendrive que você preparou.

A segunda etapa é instalar o utilitário chntpw. Isso é feito a partir do Gerenciador de Pacotes Synaptic, rodando o Ubuntu.

No Synaptic isso pode ser feito clicando no menu Configurações Repositórios> na janela do Synaptic. Em seguida, marque a opção “Comunidade de software Open Source mantida (Universo)” e clique em Fechar.

Depois disso, clique no botão Atualizar e o Synaptic irá baixar as últimas informações do pacote do Universo. Quando terminar, procure por chntpw na caixa de pesquisa rápida.

Se ela aparecer, marque a caixa ao lado da palavra chnptw, escolha “Marcar para Instalação”. Em seguida, clique em Aplicar para instalá-lo.

A terceira etapa é alterar a senha do Windows com chntpw.

  1. Abra o disco rígido com a partição Windows. Clique em Locais no Nautilus;
  2. Abra uma janela do Terminal (Aplicações> Acessórios> Terminal)
  3. Digite o seguinte comando no Terminal:
    cd / media
    ls
  4. Digite: cd [rótulo do disco rígido que deve anotar]
  5. Digite: WINDOWS/system32/config cd
  6. Para alterar a senha do administrador, digite o comando: sudo chntpw SAM
  7. Você vai ver vários comandos que você pode escolher, o comando mais seguro é criar uma senha em branco. Faça isso pressionando o número ‘1 ‘ e pressione ‘y ‘ para confirmar;
  8. Selecione ‘2 ‘ para alterar a senha com uma determinada palavra, mas esta tem um maior risco de erro;
  9. Para alterar as senhas de outros usuários (não-administrador), digite o seguinte comando (no Terminal): sudo-u chntpw [nome do usuário] SAM

dica traduzida do http://twitteling.com. Dúvidas? Reclame com ele, hehe!

Nota adicional: você pode fazer a mesma coisa, usando um live-cd, sem precisar do pendrive.