Instalando o LibreOffice Beta 2

post enviado/autorizado por @reinaldo_bh

Há poucos dias foi liberada a versão beta 2 do LibreOffice e, embora não tenha um único pacote .deb para instalação, já dá para instalar no Ubuntu, lado a lado com o OpenOffice e o que é melhor, em Português Brasileiro.



Vamos aos passos:

1. Baixe o arquivo .tar.gz que contém os pacotes .deb para sistemas de 32 bits aqui, ou para sistemas 64 bits aqui. Caso queiram podem copiar e colar os links no navegador:

32 bits

http://download.documentfoundation.org/libreoffice/testing/3.3.0-beta2/deb/x86/LibO_3.3.0_beta2_Linux_x86_install-deb_en-US.tar.gz

64 bits

http://download.documentfoundation.org/libreoffice/testing/3.3.0-beta2/deb/x86_64/LibO_3.3.0_beta2_Linux_x86-64_install-deb_en-US.tar.gz



2. Agora vamos descompactar o programa. Para facilitar a instalação, salve o arquivo .tar.gz na sua pasta pessoal, clique com o botão direito do mouse e escolha “extraia aqui”.

3. Uma vez extraído, vai ser criada uma pasta “en-US” e dentro desta a pasta “DEB” que são os pacotes .deb para a instalação propriamente dita.

4. Abra o terminal e digite os comandos:

cd en-US

([email protected]:~$ cd en-US)

cd DEBS

([email protected]:~/en-US$ cd DEBS para ter acesso a todos os pacotes)

sudo dpkg -i *.deb

( [email protected]:~/en-US$ cd DEBS sudo dpkg -i *.deb para instalar todos os pacotes de uma única vez)

5. Agora temos todos os arquivos instalados, mas estes ainda não aparecem no menu Aplicativos – Escritório. Para que se torne acessível, retorne ao teminal onde anteriormente foi aberta a pasta debs e digite:

cd desktop-integration

([email protected]:~/en-US/DEBS$ cd desktop-integration)

sudo dpkg -i *.deb

([email protected]:~/en-US/DEBS/desktop-integration$ sudo dpkg -i *.deb )

Agora você já tem o programa instalado e aparecendo no menu. Mas ainda está em inglês.

Para converter para portugues vamos baixar o pack do idioma pt-br aqui , ou copie e cole o seguinte link em seu navegador:

http://download.documentfoundation.org/libreoffice/testing/3.3.0-beta2/deb/x86/LibO_3.3.0_beta2_Linux_x86_langpack-deb_pt-BR.tar.gz

6. Assim como fizemos no passo 2, descompacte o programa em sua pasta pessoal que resultará na pasta “pt-BR”.

7. Usando o terminal digite cd\ e e dê “enter” duas vezes para voltar a pasta de seu usuário.

8. Uma vez retornado a pasta do usuário, abra a pasta “pt-BR” e baixe os pacotes .deb com os comandos:

cd pt-BR
cd DEBS
sudo dpkg -i *.deb

Pronto, agora você está com o LibreOffice Beta 2 instalado e em Português. Esperamos que o tutorial seja útil e, até a próxima!