Deixando o Ubuntu perfeito para uso

Depois que instalamos o Ubuntu do zero, muitas coisas ainda precisam ser feitas, como a instalação de codecs de multimídia, o Java,plugin do adobe Flash, tocadores de vídeo e áudio, leitores de PDF e mais alguns drivers proprietários.

Fazer isso via terminal não é difícil, mas toma muito tempo e atenção.

Alguns desenvolvedores criaram scripts que automatizam esse processo necessário, para que o sistema fique perfeito para o uso do dia-a-dia.

Fica o aviso que automatizando, muita coisa pode ser instalada sem que tenhamos consciência do que existe de novo, portanto fique atendo na hora de utilizar estes scripts prontos. Cito 2:

Bleending Edge

Multimidia Download

Este script foi feito pelo leitor @lw4z que me enviou via Twitter. Este script não tem uma interface gráfica. Utiliza o bom e velho terminal. Que pode ser uma boa.

Nos dois modos, você deve baixar o script e dar permissão de execução. Clique com o botão da direita sobre o arquivo.sh e escolha como mostra na figura abaixo:

Repito: automatizando o processo de instalação de arquivos, você deixa de aprender ou até mesmo pode deixar coisas importantes acontecerem sem que permitisse. Muita atenção. Mas uma coisa é certa: você ganha tempo.