CONEXÃO REMOTA VIA RDP ENTRE LINUX E WINDOWS

Banner de apresentação da postagem sobre o Gnome RDP

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Olá a todos, mais uma vez seu amigo Titão em busca de soluções ao cotidiano dos novos usuários linux! Hoje vamos falar de uma coisa simples, que deixa muita gente doida por ai (eu fui desse um tempo atrás)!

EDIT: Fiz a postagem sobre o Gnome RDP, e não pelo Cliente Terminal Server do próprio Ubuntu, pois gosto mais do Gnome RDP para isso, pelo menos comigo ele tem um desempenho melhor.

CONEXÃO REMOTA VIA RDP ENTRE LINUX E WINDOWS

Bem, aqui no meu trabalho tenho que diariamente acessar um ERP que fica em um servidor Windows Zé Luiz 2003 Server, isso não era problema, já que usava o Zé Luiz XP na minha estação de trabalho (atualmente estou usando Ubuntu no trabalho também LoL)… O problema começou mesmo ná época do Zé Luiz Ainda, quando me ligavam em casa ou na faculdade pedindo que eu fosse lá fazer alguma coisa! Pensei comigo mesmo: “Será que dá para conectar do Ubuntu?”, bem, quando o assunto é REDES, eu sou uma verdadeira porta, então solicitei o auxílio do nosso oráculo sagrado Google.

Assunto indicado:  Quando devo migrar para o Ubuntu?

Após breves pesquisas eu encontrei o Gnome-RDP, que serve justamente para isso! A melhor parte é que ele funciona bem melhor que aquele acesso a área de trabalho remota do Zé Luiz, pelo menos no meu notebook e no meu micrinho chulé do trampo ficou bem mais rápido e tenho acesso fácil para alternar a meu desktop local e ao remoto!

Assunto indicado:  Abertas discussões sobre Ubuntu Phone, Tablet e TV

O processo é simples, basta ir em: Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptics digitar gnome-rdp, selecionar e mandar instalar!

Paraquem gosta da maneira mais clássica, vá no terminal e digite: sudo aptitude install gnome-rdp

Depois de instala-lo a coisa fica bem intuitiva, mas mesmo assim vou mostrar como é:

Imagem da tela principal do Gnome-RDP

Clique em novo

Imagem da tela de configuração do Gnome-RDP

Preencha os campos de acordo com seu servidor
(por motivos de segurança apaguei o IP)

Imagem da tela de outras configurações do Gnome-RDP

Outros frufrus que não uso… (Apenas certifique-se de que o idioma pt-BR está selecionado, ou então seu teclado ficará doidão!)

Foi divertido quando instalei Ubuntu aqui no escritório e meu chefe precisou fazer a conexão remota aqui da minha máquina, opós clicar en conectar ele fez uma cara de espanto e disse: “Nossa! Temos máquinas iguais, porque a sua entra na hora e a minha não?”, E eu disse: “Veja direito chefe, estou usando Linux! LoL”…

Assunto indicado:  Integração do Thunderbird no 11.10

Imagem da tela de login do windows 2003

Assim que mandar conectar, aparece a telinha de login do Zé Luiz…

Imagem da tela do ERP que uso no trabalho

Agora é só usar feliz da vida e mandar ver!

NOTA MENTAL: Caso esteja no acesso remoto e precise imprimir alguma coisa qualquer na sua impressora local, não vai dar, pois o servidor por ser Windows (ainda mais o 64bits) tem que ter o mesmo driver da sua impressora instalado lá, e no caso de nosso amado Linux os módulos são drasticamente diferentes dos drivers Win #Fail.

(Caso alguém ai saiba como faz para imprimir localmente me fala que quero saber)

Não há mais o que dizer, o tutorial é tão simples quanto o software… Apenas comentem os resultados…

HASTA PINCHES!

Contatos:

Avatar do Titão

softwarelivrenow@gmail.com

twitter.com/tittao