Instalando Screenlets

O Screenlets é um programa que exibe controles no desktop que dão informações em tempo real, como quantidade de memória consumida, memória SWAP, uso da CPU, calendário etc.

screenlets

Ele é muito fácil de usar, de instalar e personalizar. Existem vários tutoriais na internet explicando como usar os mais variados tipos de gadgets feitos para ele. Vou mostrar aqui como instalar o Sysmonitor que tem como função, mostrar detalhes do seu computador no desktop. Let’s go.

Instalando o Screenlet:

Forma 1)

Abra o terminal, pelo menu Aplicativos > Acessórios > Terminal e digite:

sudo apt-get install screenlets

Forma 2)

Abra a Central de Programas Ubuntu pelo menu Aplicativos e no campo de busca digite screenlets. Assim que aparecer o resultado, clique em Instalar.

Para abrir o programa, vá para o menu Aplicativos > Acessórios > Screenlets.

Você verá dezenas de screenlets para as mais variadas funcionalidades. No nosso teste iremos escolher o SYSMONITOR, como na imagem acima.

Clicando sobre SYSMONITOR, você seleciona as opções Iniciar/Parar e Auto-inicializar no login. Assim o screenlet escolhido já aparece ao ligar o computador. Pronto! Feito isso você pode arrastá-lo pelo desktop e colocá-lo aonde achar melhor.

Mais detalhes:

Clicando com o botão da direita em cima do Sysmonitor que acabou de instalar no desktop, você terá mais opções de personalização, como tamanho das letras, travar a janela naquele lugar do monitor, colocá-lo sempre embaixo das janelas e muito mais.

Enfim, este processo é igual para todos os screenlets. Divirta-se e espero que tenha gostado da dica!

Let’s rock!