Repositório para Songbird e um monte de coisas

Olá, quem vos fala é seu ausente colunista Titão…

Para quem assim como eu gosta de players bem bonitos e cheios de frescura, ai vai uma dica interessante! Quem já usou ou ainda é usuário do Songbird, está acostumado a baixar diretamente do site os pacotes e instalar não é? Pois bem, graças aos bem aventurados do getdeb isso não é mais necessário!

Vamos a uma breve introdução da wikipedia de como é o Songbird (para aqueles que não conhecem)

Songbird é um aplicativo para computadores caracterizado como tocador de mídia, cujo código se encontra publicado segundo uma licença livre (free software) e que atualmente se encontra em versão beta. O Songbird é uma combinação entre tocador de mídia, jukebox digital e navegador de internet Firefox. Foi criado com o intuito de constituir-se como uma alternativa livre aos tocadores de licença proprietária, principalmente ao iTunes.

É construído na plataforma Mozilla XULRunner[1], o que o torna disponível para Windows, Mac OS e Linux com poucas modificações. Utiliza o plugin VLC para reprodução de mídia (exceto para Linux, onde é utilizado GStreamer em substituição do VLC) e SQLite como motor para construção das listas de reprodução. O motor de layout é o Gecko, da Mozilla.

Legal! E de acordo com a equipe, as atualizações do Songbird para o Linux iriam acabar por pouca utilização do mesmo pelo pessoal do Pinguim, mas esses dias saiu uma atualização dele!

Assim como no Firefox, ele tem uma página para complementos, diversos temas para aplicar e tudo mais! Ah, dá pra navegar na internet com ele também! Afinal, ele é o Firefox com musiquinha!

Chega de papo e vamos ao que interessa…

Adicione este repositório ai no seu Ubuntu: (Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptics > Repositórios (Fiz de cabeça, é mais ou menos isso))

deb http://archive.getdeb.net/ubuntu lucid-getdeb apps

Depois em terminal cole isso:

wget -q -O- http://archive.getdeb.net/getdeb-archive.key | sudo apt-key add - && sudo aptitude update

Além do Songbird, com esse repositório você terá acesso a mais um monte de coisas! Entre elas o nosso amado Ubuntu Tweek, etc…

MINHA OPINIÃO PESSOAL SOBRE O SONGBIRD

Para mim o player mais legal para Linux, entre as vantagens dele estão:

  • Navegar com o próprio player
  • Bibliotecas, playlists e etc
  • Exibe a letra das músicas tocando
  • Exibe a história da banda, mosaico de imagens da banda, notícias da banda, vídeos deles no youtube, etc…
  • Muitos complementos
  • Muitos temas!

DESVANTAGENS:

  • Demora para abrir

Com amor, Titão…

Contato: [email protected] ou twitter.com/tittao

Comentem…

Fonte: http://www.getdeb.net/updates/Ubuntu/10.04#how_to_install