Revista Ubuntu User

A revista EasyLinux mudou de nome e fala de GNU/Linux usando a distro da Canonical como base central.

Dados técnicos:
Custo – R$ 10,90
66 páginas
Periodicidade: não informado
site: http://www.ubuntu-user.com.br

Para quem já lia a revista EasyLinux, focada em usuários novatos e leigos curiosos no mundo GNU/Linux, não ver diferenças gritantes. Ou quase nenhuma, além do logotipo da capa, que por sinal, ficou bem pobre.

As matérias são muito bem redigidas, fáceis de serem lidas e seguindo um layout bem clean e com áreas de respiro. Ou seja, dá para ler no busão.

Artigos como fotografia digital, particionamento, Firefox, upgrade e o Ubuntu One são os destaques desta edição.

Não tem como saber se a revista é mensal ou bimestral, ou pior, só sai quando tiver assunto para isso. Uma pena.

Para mim, a matéria sobre como particionar corretamente o HD na hora da instalação é salvadora, para muita gente que precisa destas informações. Bem ilustrado o passo-a-passo deste assunto. Nota 10.

Mas uma página me incomodou muito: a da tirinha do Nerdson. Nunca entendi o humor deste quadrinho. Talvez porque eu não seja tão hightech para isso, mas dessa vez ele se superou. Apelou para o maior ícone que uma religião possa ter para passar sua mensagem. Gosto bem duvidoso, quase herege. Não sou católico de ir na missa, mas respeito todas as crenças e a liberdade de expressão. Mas bom senso também tem sua graça.

Agora vamos a um detalhe que pode parecer bobo para alguns, mas deixar de mencionar não me pareceria correto: porquê escolher a distro Ubuntu?

A resposta mais fácil é porque o Ubuntu é a distro do momento. Só que esse momento existe a pelo menos uns 2 ou 3 anos. Moda? Pode ser, mas uma moda que dura mais que uma estação, pelo jeito.

O fato é que a distro faz a cabeça da moçada porque é focada na simplecidade e objetividade de suas ferramentas ou de um sistema limpo e sem frescuras. Culpa do Gnome? Talvez.

Muita gente, mas muita mesmo, torce o nariz quando falamos em Ubuntu, por terem suas distros preferidas como tendo as melhores soluções. Mas o Ubuntu tem aquilo que muita distro não tem – sem demérito algum é bom salientar – como uma comunidade gigante e claro, mais aceitação na mídia. Ou seja, “Eu existo e to aqui viu, repórteres?!”. A Canonical não esconde sua veia empresarial e aparece na mídia. Para alguns isso é marketing puro e foge “a essencia” do Software-Livre. Será?

Enfim, Ubuntu ou não, o que importa é que uma revista brasileira lança material inédito para leigos e entusiastas e isso é relevante demais. Precisamos dar apoio sempre a quem ajuda o Software-Livre.

Abraços