Novo editor de vídeo aberto

O aplicativo para edição não linear de vídeo Lightworks deverá ter seu código-fonte aberto no terceiro trimestre deste ano.

O aplicativo, voltado especialmente para os proissionais de edição de vídeo, ainda não é muito conhecido do usuário doméstico, mas já foi usado em diversos ilmes vencedores do Oscar e do Emmy. adquirida pela EditShare em agosto de 2009. A principal atividade da EditShare são soluções de armazenamento e backup para o segmento de multimídia, de modo que a abertura do código do Lightworks teria como objetivo principal encontrar uma comunidade de desenvolvimento que pudesse assumir o desenvolvimento e a manutenção do aplicativo, bem como criar novos recursos para ele.
De acordo com o comunicado à imprensa publicado pela EditShare, o software deverá estar disponível para download gratuito já no terceiro trimestre de 2010. Posteriormente, o código fonte do aplicativo será disponibilizado para desenvolvedores, que poderão escrever extensões e plugins para ele. Uma loja de aplicativos online também está planejada, e deverá possibilitar a comercialização de complementos para o Lightworks.
A data para a liberação completa do código-fonte do programa, bem como o tipo de licença de código aberto a ser utilizada, ainda não estão deinidas.

fonte: Revista Linux magazine #66 Maio 2010