Microsoft copia sistema de pacotes do Linux

Após uma década de inveja para com seu rival de código aberto, a Microsoft[bb] parece que finalmente está pronta para abraçar uma das características que torna o Linux tão desejável. Durante muito tempo, o desenvolvimento de código aberto tem se espalhado, mas sempre ficou de fora da plataforma Windows. Claro, é possível compilar e executar programas de código aberto no Windows, mas é difícil. Quando diferentes variantes do Unix têm autoconf, make e bibliotecas compartilhadas com posições padronizadas, compilar o código no Windows[bb] sempre teve como resultado algo tipo Frankenstein.
A cópia

Um novo projeto desenvolvido por Garrett Serack, do departamento de Open Source Development da Microsoft, o CoApp, visa eliminar as baboseiras para montar e compilar pacotes no Windows. Para fazer isso, Serack descreve uma lista de características muito semelhantes ao Linux para o CoApp ao mesmo tempo permanecer dentro do paradigma da arquitetura do Windows – você não vai ver um monte de binários colocados em c:\usr\bin, por exemplo.

Basicamente, o CoApp procurará padronizar as bibliotecas e juntar mais as tecnologias de pacotes facilmente instaláveis do tipo MSI e o Windows Error Reporting. Assim, será muito fácil, ou mais fácil, instalar os pacotes de código aberto no Windows[bb]. O projeto conta ainda com uma lista de desenvolvedores que cresce muito rapidamente pois o CoApp também é open source, e carregando o nome da Microsoft[bb], podemos ver a estréia do CoApp mais cedo ou mais tarde.

Fonte original: Meu Pinguim.com