SK1: o CorelDraw e Ilustrator para linux

Muita gente não muda para o Linux por conta de seus aplicativos preferenciais no Windows que não existem similares ou compatíveis. O que não deixa de ser comum, mas as vezes, aparece algo que possa nos surpreender.

Você que é fã do CorelDraw e do Adobe Ilustrator e que nunca testou o Linux por não ter encontrado algo que lhe satisfaça plenamente, pode testar o SK1 Project.



O SK1 é um aplicativo open-source (software livre) que substitui os programas de ilustração como o Corel Draw ou o Adobe Illustrator. A plataforma principal é para o GNU/Linux mas versões para Win32 e MacOS X estão programadas.

O sK1 apoia os profissionais com features tipo cores CMYK, separações, gerenciamento de cor ICC e saída em PDF.

sk1

Instalação

Vá para a página de download e baixe os arquivos .DEB correspondentes ao seu sistema. Eu usei os arquivos da versão 32bits.

Dê duplo clique nos arquivos e instale.

Repositório PPA:



$ sudo add-apt-repository ppa:stani/ppa

(dica do @g0nc1n)

Uma coisa interessante é que ele não instala um item dentro do menu APLICATIVOS > GRÁFICOS, como achamos que deveria ocorrer. Mas não se desespere.

Dê um clique com o botão direito no item APLICATIVOS e selecione EDITAR MENUS. Vá para o item GRÁFICOS e ao lado escolha INCLUIR ITEM.

Neste ponto, você irá incluir o SK1 no menu. Basta colocar o nome do aplicativo e no campo abaixo escreva “gksudo sk1” (sem as aspas). Escolha uma imagem (PNG ou JPEG) como ícone do programa (não veio um na instalação) e clique OK.

Prontinho. Pode usar agora o SK1 e depois me diga se valeu ou não.

Post feito a partir da dica do @Aranho.