Terminal

Trabalhar na linha de comando não é uma tarefa tão assustadora como você imagina. Não há nenhum conhecimento especial necessário para saber usar a linha de comando. É um programa como qualquer outro. A maioria de coisas em Linux podem ser feitas usando a linha de comando, embora existem ferramentas gráficas para a maioria dos programas, às vezes elas não são o bastante. É aí que a linha de comando é útil.

O terminal é freqüentemente chamado de linha de comando ou shell. Antigamente, esta era a maneira que o usuário interagia com seu computador, porém os usuários de Linux descobriram que o uso do shell pode ser mais rápido do que um método gráfico e ainda merece mérito hoje em dia. Aqui você aprenderá como usar o terminal.

O uso original do terminal era como um navegador de arquivos e certamente ainda é usado navegador de arquivos, no evento de falha gráfica do ambiente ou na administração de um servidor remoto. Você pode usar o terminal como um navegador de arquivos para navegar seus arquivos e desfazer modificações que tenham sido feitas.

Para abrir um Terminal faça o seguinte:

● Escolha Aplicações ▸ Acessórios ▸ Terminal;

● Ou aperte Alt +F2 e digite gnome-terminal.

fonte Manual Linux Básico André Noel