Casa Branca adota open source em seus sites

Portal WhiteHouse.gov migrou sua plataforma de publicação para o Drupal, que tem código aberto.A administração Obama anunciou que usará apenas ferramentas open source para a plataforma de gerenciamento de conteúdo dos seus sites. Anteriormente, a equipe de internet do presidente George W. Bush usava uma solução proprietária.

Á frente dos projetos do governo norte-americano, a empresa Gdit (General Dynamics Information Technology) foi quem bancou a escolha do Drupal. Os argumentos da empresa foram a agilidade e a flexibilidade do CMS, que poderá dar melhor suporte para serviços que tem maior interação com o público como fóruns e comentários.

Outros motivos importantes para justificar a migração foram a redução de custos com a implementação e a manutenção da plataforma e a segurança do sistema, que possui milhões de usuários e desenvolvedores engajados.
Para ajudar na transição, o time da Casa Branca contratou a empresa Acquia, que é tocada por Dries Buytaert, um dos criadores do Drupal e atual líder da comunidade do CMS.
“Este é um sinal claro que de que os governos já perceberam que ferramentas de código aberto não são menos seguras do que o software proprietário, além disso, ao evitar o software proprietário eles não estarão presos a um tecnologia em particular, e isso pode beneficiá-los com as inovações criadas por milhares de desenvolvedores que colaboram com o Drupal”, escreveu Buytaert.