A semana é do Ubuntu cármico

Esta semana, dia 29 ou quinta-feira ainda, será lançada a versão 9.10 do Ubuntu chamado de Karmic Koala. Mais do que apenas uma nova versão de uma distro linux, é uma nova experiência.

Mas não para os novatos.

Para os novatos é a chance de usar um sistema operacional forte e seguro, como é o linux, e uma distro com várias fontes de tutoriais, de apostilas, sites e blogs que poderão ajudar como se fosse um suporte gratuito. E é.

Os novatos terão um sistema mais voltado as suas necessidades de acesso a rede 3G, a internet e a redes sociais, com o uso do navegador open source que mais ameaça o poderio do Internet Explorer: o Firefox 3.5.3. Pode não ser tão rápido quanto o Chrome ou o Opera, mas é o que te dá inúmeros plugins que deixam sua navegação mais divertida. Adbock né pessoal?

Quer conversar com seus amigos em um mensageiro limpo? Nesta versão o Empathy virou o padrão. Eu prefiro o Pidgin ainda. Mas essa escolha quem faz é você!

No Karmic Koala a instalação está estupidamente simples e fácil, com telas explicativas e com poucos dados pessoais você em menos de 30 minutos terá seu sistema instalado e pronto para uso.

E depois de instalado? É só usar e alterar de acordo com o perfil do usuário, pois o linux te permite isso: você personalizar o sistema de tal forma que achará que nunca terminou ou ficou do jeito que queria.

Mas existem defeitos? Sim, claro que existem, mas são tão poucos que é quase certo dizer que você encontrará a solução na internet, via Google, em blogs, sites, fóruns e listas de discussão. O mundo é seu.

Eu acredito fielmente, que uma vez que você testar o Ubuntu sua forma de pensar em tecnologia vai mudar, pois como pode ser ter um sistema tão robusto e ser aberto? Como eu posso instalar mais de 30 mil aplicativos e não ter que pagar nada por eles? Como eu posso navegar na internet sem usar firewall ou antivírus? Como fazer isso tudo sem gastar nenhum tostão? Como?

E meus documentos Word ou Excel? Só abrí-los no OpenOffice? Só isso? Não pode ser tão fácil assim, deve ter algum entrave!

Ah claro! E a segurança? Atualizações quase que diárias do sistema é um mau sinal pois indica que existem muitos bugs. Não! Isso quer dizer que não precisamos esperar 1 vez por mês para atualizar o sistema ou apenas quando o mantenedor quiser.

Enfim, dê uma oportunidade ao linux. Se não gostar, pode voltar ao ponto de partida e testar outros sistemas.

A liberdade de escolha é sua. Eu só peço que teste.