Transparência HackDay

Transparência HackDay acontece nos dias 03 e 04 de outubro, na Casa de  Cultura Digital (Rua Vitorino Carmilo, 453, casa 2, Santa Cecília –  São Paulo, SP).

Transparência HackDay é um desafio para ativistas, gestores,  pesquisadores, desenvolvedores gente da rede que tenham idéias ou conhecimento técnico para criar e desenvolver colaborativamente soluções baseadas em tecnologias abertas, cruzando ou dando maior visibilidade e interatividade para informações governamentais e dados
públicos. Ou seja, conteúdo publicado pelos governos na internet, preferencialmente em formato bruto, que possa ser remixado e ressignificado pela nossa ação política.

O clone do Blog do Planalto, na nossa opinião, é um exemplo hack político, e poderia ter sido pensado e desenvolvido num evento como esse (aliás, o evento pode ser um excelente espaço para articularmos pessoalmente se/como vai ser o sistema de moderação de comentários que
estamos discutindo aqui). Um aplicativo que cruze dados do Portal da Transparência dos Recursos Públicos Federais com o Google Maps, permitindo que se enxergue a distribuição desses investimentos no país, por exemplo, é uma outra ideia dessas que podem surgir.

Além de entregar essas tecnologias para a comunidade, a ideia do Transparência HackDay também é gerar discussão em torno de como gostaríamos que os nossos governos se manifestassem na internet, como devemos cobrar que os dados públicos sejam disponibilizados, como podemos fomentar na rede a compreensão, a fiscalização e o uso efetivo da informação pública.

Segue abaixo a proposta de participação e apoio do projeto.

http://www.slideshare.net/esferamobi/transparencia-hackday-proposta