Linux está em alta no mainframe

Linux é mais eficiente que outras plataformas rodando em mainframe, diz estudo

Os investimentos em Linux no mainframe estão em alta, segundo um estudo feito pela TheInfoPro com 100 executivos da área de tecnologia da informação.

Patrocinada pela CA, a pesquisa ouviu empresas com faturamento anual de pelo menos 2 bilhões de dólares na América do Norte, Europa e Austrália sobre o uso de Linux em mainframes IBM.

Entre os entrevistados, 93% pretendem manter ou aumentar o uso do processador IFL (Integrated Facility for Linux) da IBM nos próximos dois anos, sendo que 42% projetam um aumento entre 21% e 40% no uso do chip feito especialmente para rodar Linux e 10% apostam em um crescimento superior a 76%.

Uma das razões apontadas pelos participantes do estudo é que o Linux é mais eficiente que outras plataformas rodando em mainframe.

Os entrevistados também disseram estar usando o Linux para dar suporte a iniciativas de computação “verde” e consolidação de servidores.

Como vantagens da plataforma o estudo destaca backup, restauração e recuperação de desastres; a capacidade de rodar muitas máquinas virtuais; segurança; e disponibilidade de aplicativos. A escalabilidade do sistema foi o aspecto mais valorizado pelos entrevistados.

O estudo completo está disponível para consulta na internet.

fonte