Problema nos gráficos do Jaunty Jackalop com Intel

intelOs novos utilizadores do Ubuntu Januty Jackalop que tiverem uma placa de vídeo da Intel, nomeadamente i945 ou 855GM, provavelmente experienciaram (ou irão experienciar) um problema relacionado com os efeitos do Compiz. Estes problemas caracterizam-se por baixas performances nos movimentos das janelas e de áreas de trabalho, bem como fps’s bastante reduzidos nos jogos. Assim, este artigo explicará como resolver o problema dessa incompatibilidade.

Antes de mais, esta resolução não dá garantias de pôr o sistema a funcionar na perfeição. Aliás, como isto irá instalar um novo kernel, poderá, de certa forma, fazer com que o sistema fique inacessível para esse Kernel. Nesse caso o utilizador apenas terá de escolher outra versão de outro kernel aquando do boot do sistema, no Grub.

Entre algumas tentativas de resolução deste problema, através de uma pesquisa minuciosa, concluí que a melhor maneira de resolver o problema é seguir o tutorial descrito no tópico do site ubuntuforums.org chamado “HOWTO: Jaunty Intel Graphics Performance Guide“. Esta solução passa pela instalação de um Kernel (v2.6.30-rc2), ainda em desenvolvimento, que já resolve o problema das incompatibilidades das placas de vídeo da Intel.

Ir para o post original.