Lançado o Debian 5.0 "Lenny"

Foi lançado nesse fim de semana a nova versão do Debian linux, codinome “Lenny”. Esse lançamento tem sido muito aguardado pela comunidade Linux, uma vez que trata-se de uma das distribuições mais tradicionais existentes. Segue abaixo um trecho da nota de lançamento:

“Após 22 meses de constante desenvolvimento, o Projecto Debian tem o prazer de anunciar o lançamento oficial da Debian GNU/Linux versão 5.0 (nome de código Lenny). Debian GNU/Linux é um sistema operativo livre que suporta um total de doze arquitecturas de processador e inclui os ambientes de trabalho KDE, GNOME, Xfce e LXDE. Também fornece compatibilidade com o FHS v2.3 e software desenvolvido para a versão 3.2 do LSB.

Debian GNU/Linux corre em computadores desde ‘palmtops’ e outros sistemas de mão até supercomputadores, e em quase tudo pelo meio. É suportado um total de doze arquitecturas: Sun SPARC (sparc), HP Alpha (alpha), Motorola/IBM PowerPC (powerpc), Intel IA-32 (i386), IA-64 (ia64), HP PA-RISC (hppa), MIPS (mips, mipsel), ARM (arm, armel), IBM S/390 (s390), e AMD64 e Intel EM64T (amd64).”

Dentre as novidades estão: atualizações nos pacotes, melhoria no sistema de instalação, integração com o X.Org 3.0 para um melhor reconhecimento de hardware e melhorias na segurança , dentre outras atualizações.

Assunto indicado:  Box Ubuntu

O download pode ser feito a partir do site do projeto: http://www.debian.org/distrib/

O guia de instalação e uso do sistema pode ser conferido em: http://www.debian.org/releases/stable/installmanual

Referência:
http://www.debian.org/News/2009/20090214
Ubuntudicas.com.br/wp-content/plugins/wp-o-matic/cache/65e83_E5a4B249Gbg” height=”1″ width=”1″ />

Ir para o post original.