Jogos – Teeworlds

Lembra do Quake? E do Worms Armageddon? Imagine agora um game que mistura o que ambos têm de melhor.

Pois bem, o resultado seria algo parecido com Teeworlds. Um game multiplayer com uma movimentação frenética e tiros para todos os lados, protagonizado por… bichos fofos?!? Tá certo, posso estar exagerando um pouco nas comparações, mas continue lendo assim mesmo. Ok?

Não se deixe enganar pela “fofura” de Teeworlds. O que temos aqui é um game de ação em 2D que mistura uma pitada de cada jogo e, acreditem, se sai bem.

Em meio aos “bichinhos fofos” (e pra lá de agresivos), o que vemos são verdadeiras disputas de vida ou morte com as mais variadas (e inusitadas) armas, desde a pistola, até a espingarda, armas laser, marretas e espadas, tudo vale para dar cabo dos oponentes.

Iniciando a disputa, partimos, no melhor estilo deathmatch, para cima do inimigo, na tentativa de eliminar todos os adversários ou capturar a bandeira do outro time, dependendo do mapa e estilo de jogo adotado (alguém lembrou de Quake?).

Assim como no clássico do Team 17, Worms Armageddon, a disputa é realizada em mapas 2D bem coloridos, com vários elementos para ajudar (ou atrapalhar) na terefa de se livrar dos seus inimigos. Apesar da semelhança do cenário, aqui as disputas não são realizadas em turnos, mas em tempo real com todos atacando e se defendendo ao mesmo tempo. Além disso, o Hook (uma corda com gancho) chama muito a atenção por lembrar muito a “Corda Ninja” dos Worms, servindo, em teeworlds, como forma mais rápida de se movimentar pelo cenário.

A movimentação no jogo é feita através do teclado e mouse, com as teclas A e D para movimentar seu personagem para os lados e a barra de espaço para pular, assim como seria feito em um FPS 3D. O mouse por sua vez, assim como num FPS serve para mirar, atirar e usar a “corda ninja”.

Como disse no início, trata-se de um multiplayer. Podemos jogar via internet ou rede local e o jogo suporta até 16 jogadores por servidor. A lista de servidores é bem grande e é bem fácil encontrar uma sala para jogar. basta esperar a lista de servidores ser atualizada e clicar duas vezes sobre a sala na qual deseja entrar.

O game é bem leve, cabendo compactado em um arquivo com cerca de 5 Mb. Sequer é necessário instalar, basta descompactar e sair jogando. O download do game pode ser feito nesse link.

Como falei acima, basta descompactar e executar dando dois cliques no arquivo “teeworlds” dentro da pasta. Se não rodar, altere as permissões do arquivo. Para isso, acesse a pasta do jogo e, no terminal, use o comando:

$ sudo chmod +x teeworlds

Se precisar, ainda pode encontrar a versão para 64 bits, assim como o source e versões para Windows e Mac OS X no seguinte link:

http://www.teeworlds.com/?page=downloads

É possivel ainda, para quem usa o Ubuntu, instalar via apt-get, usando para isso o comando $ sudo apt-get install teeworlds ou via synaptic, procurando por “teeworlds”.

Apesar dessa facilidade, não recomendo a instalação via apt-get, uma vez que a versão presente nos repositórios do Ubuntu encontra-se desatualizada. Até o momento em que escrevi esse artigo, a versão dos repositórios era a 0.4.2 enquanto a versão atual é a 0.5.1, mas a escolha fica a critério de cada um.

Que tal um vídeo?
Referências:
http://www.teeworlds.com/
http://www.happypenguin.org/show?Teewars

Ir para o post original.