Tudo de novo…

O Linux é um sistema que deixa e permite você personalizá-lo a vontade. Isso é ótimo, mas devemos ter cuidado com a liberdade. Pense assim: você dá um carro para seu filho de 7 anos, o que pode acontecer? Um acidente! Pois foi isso que me aconteceu ontem.

Por algum motivo – acho que o mais provável foi por conta de updates não oficiais, que EU permitia – de uma hora para outra, o sistema exibia duas linguas nos menus. Era uma mistura de inglês/português-br que me deixou “cabreiro”. Tentei tirar um suporte, rebootar e nada mudava. Aí eu apelei.

Copiei meu HOME para a partição do Windows (eu sabia que ele me serviria para algo) e mandei um sistema novinho do Ubuntu 8.10 de novo. Foi uma atitude agressiva ou desnecessária? Pode ser, mas eu aproveitei para com o sistema virgem poder fazer tudo de outra forma. E isso foi bom.

Com o sistema zerado, eu usei o Ubuntu Perfeito, do Hamacker. Com ele eu pude baixar muitas coisas de uma só vez, a maior parte, senão toda eram os arquivos multmídias e os codecs. Esse script é um facilitador. Tem coisas que não instalo, tipo Adobe Reader. Vale muito o teste para todos.

Também tive que usar o script que arruma o launchpad. Sem isso, erros de localização e de chaves insistiam em surgir. Resolvido.

Aí, mais um item que eu aprovei: sumi com a janela de solicitação de senha (seahorse) da minha rede Wireless. Para quem usa uma rede privada wireless, ao acessar o sistema solicita uma senha para destravar o acesso TODA a vez que precisamos, ou seja; sempre. Isso é um saco.

Existe um meio que resolve isso, e essa dica foi dada na lista de discussão do Ubuntu-BR pelo colega Fabiano Fonseca, do site www.linuxacessivel.org. E para resolver isso de vez:

Estando com o Seahorse, aberto vá em Editar > Preferências e selecione o chaveiro padrão, no meu caso, ele chama-se ‘login’. Depois clique no botão [alterar frase secreta de desbloqueamento]. Então ajuste sua
senha para branco (deixe limpo o campo). Dê OK e pronto. Toda vez que o sistema procurar por sua rede ele não perguntará mais nada sobre senha. E a segurança? Fique calmo, pois se alguém invadir sua rede terá ainda que descobrir a senha da rede wireless. Bem difícil isso… ainda bem que é linux.

E os programas/plugins essenciais para mim? Vamos a minha lista:

  1. VLC
  2. Audacious
  3. Cheese
  4. AdblockPlus
  5. Foxmarks
  6. Google Gadgets
  7. Compiz Fusion Icon
  8. DeveDe
  9. Avidemux
  10. OGMrip
  11. Soundconverter
  12. VirtualBOX OSE
  13. FileZilla
  14. StartupManager
  15. Ubuntu Tweak

Por enquanto é isso, mas aos poucos vou deixando o sistema de volta como era… sem o problema inicial deste post é claro! heheh

UPDATE:

E num é que o raios do sistema voltou a ficar zuado do nada? Tá complicado isso viu.