Instalando fontes do Windows no Ubuntu 8.10(Funciona também em versões anteriores)

É comum para nós, usuários de GNU/Linux nos depararmos com um site onde muitos dos textos, layers, tabelas, e outros recursos de layout são quebrados apenas pelo fato de que as fontes compatíveis entre Linux e Windows não são exatamente as mesmas. Ou as fontes ficam muito grandes ou muito pequenas.
Um exemplo disso são portais muito conhecidos como Terra, UOL entre outros. Sempre fui a favor da liberdade de escolha e por isto sou um usuário de Linux em Desktop a muitos anos, mas este detalhe sempre foi uma pedra a ser lapidada, nao pelo Linux em si, mas pelo padrão de layout e fontes utilizadas na Internet.
É fato que os webdesigners de ontem, hoje e talvez os de amanhã continuem a construir sites que são cem por cento visíveis (sem quebras de layers, tables, etc) para o Internet Explorer da Microsoft, e a partir daí, passem a escrever os estilos CSS para o Mozilla/Firefox/Opera e outros browser, o que nem sempre compatibiliza em cem por cento, ou mesmo sofre algumas perdas. Mas como entre mortos e feridos salvaram-se todos, decidi escrever este artigo para tornar fácil e mais agradável a visualização de fontes no navegador a usuários que utilizam o Mozilla ou Firefox no Ubuntu Linux.

O que você encontrará neste artigo

Este artigo descreve o passo-a-passo para instalação e configuração das fontes TrueType do Windows para o Ubuntu Linux, melhorando a visualização de sites que de forma geral, são feitos para melhor visualização no Internet Explorer da Microsoft.

Instalando fontes

O primeiro passo para instalação dos pacotes de fontes de forma simples e rápida é instalar os pacotes msttcorefonts e x-ttcidfont-conf. Utilizando estes pacotes em seu sistema a configuração e utilização das fontes de Windows será muito simples:

sudo apt-get install msttcorefonts x-ttcidfont-conf

Atenção: A instalação do pacote msttcorefonts fará download automático de alguns arquivos de fontes como Arial, Verdana, Andale, Courier, Impact e outras. Aguarde até o final da instalação por parte do apt-get já que este processo é natural neste pacote.

Utilizando o novo pacote de fontes

Como este artigo destina-se apenas a permitir que o navegador e outros aplicativos utilizem as fotnes do Windows, não será necessário configurar absolutamente mais nada! Sim, é isso mesmo! Já está pronto!

Será necessário apenas que você feche o seu Mozilla/Firefox e execute-o novamente para que este faça uso das novas fontes!

Conclusão

A visualização de sites que antes eram baseados no Internet Explorer não será mais problema, a não ser é claro que utilizem alguns pacotes proprietários ou incompatíveis com GNU/Linux. Lembre-se que apenas são compatibilizadas as fontes, mas este é um passo que para muitos, assim como para mim, é importante para tornar a navegação agradável, visivelmente melhor, sem quebras de layers e tabelas, que tornam em alguns casos impossível a leitura ou utilização de algum menu de navegação visíveis através de layers ou tabelas.

Fonte: http://kerne.org/wiki/index.php?title=Instalando_Fontes_do_Windows_no_Linux_Ubuntu



Ir para o post original.