Convertendo vídeos no formato x264

Sou fã de Heroes e Smallville e não espero mais que algumas horas para baixar os episódios e assisti-los. O problema é que eles tem um tamanho meio que padrão de 350mb por episódio.

Mas outro dia, eu achei um arquivo AVI com algo em torno de 90mb !!! Eu não acredite no que estava vendo, pois a qualidade estava perfeita e o áudio idem. O que poderia ter acontecido? Que formato era aquele?

Aí eu descobri: era o codec x264. É uma variação Open-source do H.264 que é o codec oficial MPEG4, utilizado no Blu-Ray e no HD-DVD e também em arquivos do tipo MP4.

E essa taxa de compressão é usada pelo Google/Youtube. Perfeito agora só bastava converter meus arquivos com este codec. E como fazer isso? E nada como ter amigos nesta hora.

O Mestre dos Magos, Hamacker, deu um jeito. Numa troca de e-mails ele arrumou a solução definitiva e e ainda com a opção de embutir LEGENDAS! E isso é feito com o Ubuntu Perfeito. Um script criado pelo Hamacker que faz muitas coisas e dentre elas, conversão de arquivos em formatos VCD, internet e claro, x264.

Ele inclui no Nautilus um script de conversão bem simples, mas objetivo. Eu testei em um arquivo de 213mb que caiu para apenas 80mb e com legenda embutida. Nuóssa!!

Aviso: nem todos os tocadores de DVD lêem esse formato. Cuidado. Faça testes!

Dúvidas? Entre no blog do Hamacker. Ele é gente fina.