BrOffice tem corretor atualizado, Word não

O corretor ortográfico para o Microsoft Word em português não tem prazo para ser atualizado à reforma ortográfica.

Mas quem quiser se manter em dia com as novas regras que regem o idioma já pode baixar o corretor ortográfico atualizado do BrOffice.

A comunidade responsável pelo pacote de aplicativos de código aberto se antecipou à Microsoft e já adaptou seu corretor às novas regras ortográficas do português.

Assunto indicado:  Jogos - Extreme Tux Racer

open

O Vero, nome do verificador ortográfico do BrOffice, já está atualizado à reforma desde julho de 2008. “Assim que Portugal assinou o acordo, começamos a trabalhar na nova versão”, conta Raimundo Santos Moura, coordenador do projeto Verificador Ortográfico do BrOffice.org.

O BrOffice é a versão brasileira do pacote OpenOffice, que reúne aplicativos de texto, planilhas e apresentação. O pacote é inteiramente gratuito e pode ser baixado pela internet.

Assunto indicado:  Estudantes são reprovados ao escreverem no 'Word'

A equipe que desenvolve o corretor para o BrOffice conta com 92 colaboradores voluntários – alguns mais ativos que outros, segundo Moura. “São muitas cabeças pensando juntas. Conseguimos atualizar a ferramenta a cada três meses”, diz o coordenador.

Em contrapartida, a Microsoft ainda não atualizou o corretor do Word para as novas normas. Em um comunicado por e-mail, Eduardo Campos, gerente de produtividade e colaboração da Microsoft Brasil, disse que “ainda não há data definida para a atualização estar disponível ao consumidor final”.

Assunto indicado:  Lotus Symphony 3 da IBM para o Ubuntu

“O compromisso da empresa é oferecer a atualização no corretor ortográfico, de forma gratuita, dentro do prazo estabelecido pelo governo, que termina em 2012”, diz o comunicado.

A reforma ortográfica, que pretende unificar o português escrito nos diversos países que falam o idioma, entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009.

fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/012009/05012009-12.shl